Variedades

BH recebe exposição sobre livros e ilustradores; veja datas

Ilustradores premiados no mercado editorial brasileiro e internacional e artistas com carreiras mais recentes são autores dos trabalhos exibidos. Confira também outros destaques de Variedades
BH recebe exposição sobre livros e ilustradores; veja datas
Crédito: Reprodução / Instagram Angelo Abu

O direito à leitura nos espaços urbanos é tema da exposição “Ler na cidade: leituras e leitores ilustrados”, com a participação de 14 ilustradores convidados de Belo Horizonte e região metropolitana. A mostra, que começa no dia 2 de maio, será realizada em três espaços da cidade – Centro Cultural São Geraldo (02/5 a 1/6), Biblioteca Pública Infantil e Juvenil (1/6 a 6/7) e Centro Cultural Usina de Cultura (18/06 a 18/07). Ilustradores premiados no mercado editorial brasileiro e internacional e artistas com carreiras mais recentes, não menos brilhantes, são autores dos trabalhos exibidos.

Participam da exposição Amma, Angelo Abu, Anna Cunha, Anna Göbel, Bruna Lubambo, Carol Fernandes, Carol Rossetti, Estevam Gomes, Mariângela Haddad, Marilda Castanha, Nelson Cruz, Rebeca Prado, Rubem Filho e Santiago Régis. A ideia é valorizar a leitura e os ilustradores. O projeto inclui ainda oficinas e narração de histórias.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

Posse no IFL-BH

O diretor executivo do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Yvan Muls, prestigiou a posse, na última segunda-feira (22), da nova presidente do Instituto de Formação de Líderes (IFL-BH), Júlia Zingoni. O instituto, fundado pelo empresário Salim Mattar, é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo formar jovens líderes conscientes de seu papel político, econômico e social na construção de um País mais livre e próspero.

Yvan Muls e Júlia Zingoni
Crédito: Divulgação / IFL-BH

Júlia Zingoni é sócia e diretora de Marketing e Estilo do Grupo Água Fresca Lingerie e Valisere Belo Horizonte. A nova diretoria foi eleita para o biênio 2024/2025.

Feira latino-americana no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) promove, até o dia 5 de maio, uma série de atividades gratuitas relacionadas à exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, em cartaz até o dia 6 de maio no pátio e galerias do 3º Andar. As ações são diversas, com opções para todas as idades e estabelecem uma conexão com a cultura e as tradições ancestrais da América Latina. Aos sábados e domingos, até o dia 5 de maio, das 12h às 21h, ocorre a Feira de Artesanato e Gastronomia Cio da Terra, no jardim externo do CCBB BH.

Feira Latino-americana “Tesouros Ancestrais do Peru”
Crédito: Camila Rocha / Estático Zero Fotografias

A feira traz mulheres migrantes de diversos países, que levam ao público uma diversidade de saberes, técnicas e memórias afetivas, transformadas em arte, artesanato e gastronomia. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso. Neste sábado (27) e no dia 4 de maio tem Oficina de Bordado Tradicional Peruano, de 13h às 15h. A programação completa está no site do CCBB.

“Por Trás das Chamas”

O assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Nilmário Miranda, lança, na próxima segunda-feira (29), a partir das 19h, no Museu Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim, em BH) o livro “Por Trás das Chamas – Da Casa da Morte aos Fornos da Cambahyba: práticas nazistas da ditadura e outros relatos sobre Memória, Verdade e Justiça”.

Aberto a todo o público interessado, o evento ocorre no mês em que o golpe de Estado que instaurou a ditadura militar no Brasil completou 60 anos. A obra foi escrita em parceria com o jornalista Carlos Tibúrcio e o poeta Pedro Tierra e traz histórias de vítimas da ditadura.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas