Variedades

BH recebe Feira Artesania do Papel com foco no empreendedorismo de mulheres e artistas 50+

Evento reúne 60 expositores no Mercado Novo e reforça o papel econômico do artesanato feminino no País
BH recebe Feira Artesania do Papel com foco no empreendedorismo de mulheres e artistas 50+
Foto: divulgação

A geração de renda feminina através do artesanato vai estar em evidência na 28ª edição da Feira Artesania do Papel, que será realizada no sábado (22) e domingo (23), no 3º piso do Mercado Novo, em Belo Horizonte. O evento tem entrada gratuita e reúne 60 artistas e artesãos de diferentes áreas da papelaria e das artes manuais.

Dados do Sebrae mostram que o Brasil tem cerca de 8,5 milhões de artesãos e que 77% deles são mulheres em um segmento que representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB), com faturamento de aproximadamente R$ 102 bilhões. Para as organizadoras, o crescimento do setor está diretamente relacionado à geração de renda e ao empreendedorismo feminino.

Na visão da papeleira Lúcia Dias, uma das organizadoras da feira, o encontro dá visibilidade ao trabalho autoral e ao papel econômico desempenhado pelas mulheres. Segundo ela, muitas transformaram o artesanato na principal fonte de renda, criaram marcas e encontraram caminhos de permanência no mercado.

Leia também: Feira Literária debate temas da atualidade em Tiradentes

Lúcia comenta, também, que além do recorte de gênero, o artesanato é capaz de acolher outro público: o 50+. “Eles encontram na arte diversas formas de se manterem ativas e criativas. Um lugar com muitas possibilidades de encontros e trocas, entre apreciadores e gerações”, observa. Ela avalia que o evento promove trocas entre diferentes gerações e estimula redes de colaboração.

Os estandes vão oferecer produtos feitos com materiais naturais e processos autorais, como gravuras, papéis produzidos com fibras vegetais, cadernos, agendas, flores, bijuterias, bolsas, brinquedos, objetos de arte e decoração, cerâmica, escultura em madeira e utilitários para a casa. Lúcia destaca que as peças carregam a identidade dos criadores e reforçam o consumo consciente.

Criada em 2003 por Vera Queiroz, desenhista, gravadora e papeleira, a Artesania do Papel foi interrompida entre 2020 e 2023, em razão da pandemia de Covid-19 e da morte de sua idealizadora. O evento voltou em 2024 com duas edições anuais e se consolida como vitrine para artistas independentes em Belo Horizonte.

Serviço

  • Artesania do Papel de Minas Gerais
  • Entrada gratuita
  • Datas: 22 e 23 de novembro (sábado e domingo)
  • Horários: sábado das 10h às 19h; domingo das 10h às 17h
  • Local: 3º andar do Mercado Novo — Avenida Olegário Maciel, 714, Centro, Belo Horizonte
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas