Belo Horizonte recebe Festival Nordestino com entrada gratuita neste fim de semana
A Capital recebe, neste sábado (7) e domingo (8), o Festival Nordestino. O evento será na avenida Augusto de Lima, 1.549, em frente ao Fórum Lafayette, com entrada gratuita. A programação foca na diversidade culinária de estados do Nordeste e em apresentações musicais, com destaque para o show do Bloco Asa de Banana, que se apresenta no domingo.
No sábado, o evento será das 12h às 22h. Já no domingo, tem início às 10h e se estende até às 18h. Entre os destaques, estão os pratos sarapatel (foto), arrumadinho com manteiga de garrafa e o tradicional baião de dois cearense. E acarajé também não vai faltar.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Espaço do Conhecimento UFMG: visitas mediadas em fevereiro
O Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Liberdade, está convidando o público para participar, ao longo de fevereiro, de visitas mediadas às exposições “MetropoliTRAMAS” e “demasiado humano”. As visitas à exposição “MetropoliTRAMAS” serão nos dias 8/2 (domingo) e 21/2 (sábado), às 15h.
Os participantes vão refletir sobre o que caracteriza uma região metropolitana, a partir de instalações interativas. A proposta é criar diálogos que tornem visíveis os espaços, as dinâmicas e os desafios para os cidadãos. Já a visita mediada à exposição “demasiado humano”, marcada para o dia 22/2 (domingo), às 15h, é especial e convida o público a conhecer de perto as atualizações da mostra de longa duração do museu, em cartaz desde 2010.
As atrações são gratuitas, livres para todos os públicos e têm duração aproximada de 1h. É preciso retirar ingresso na recepção do museu a partir de 2 horas antes da atividade.
Inscrições gratuitas para oficinas de teatro e canto
O Centro Cultural Casa de Candongas, da Cia Candongas de Teatro, está com inscrições abertas para a edição 2026 de oficinas artísticas. Serão oferecidas as modalidades de canto e teatro gratuitamente. Para participar, os candidatos devem ter a partir de 14 anos, residir em Belo Horizonte, preferencialmente para moradoras de periferias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Cada oficina vai oferecer 20 vagas. As inscrições podem ser feitas – até o dia 9 de fevereiro – presencialmente no Centro Cultural Casa de Candongas (av. Cachoeirinha, 2221 – Santa Cruz, Belo Horizonte/MG) ou por meio de formulário eletrônico disponível no Instagram do centro cultural: @ciacandongas.
Ouça a rádio de Minas