BH se transforma na Capital dos Quadrinhos

Belo Horizonte se torna a Capital dos Quadrinhos com a chegada do maior evento deste tipo de arte da América Latina. Desta quarta-feira (22) a domingo (26), o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH), da Prefeitura de Belo Horizonte, chega à sua 12ª edição, em parceria com o Instituto Periférico.
O evento traz uma programação diversificada e gratuita, composta por mesas-redondas, feira de quadrinhos, oficinas, exposições, exibição de filmes, sessão de autógrafos, debates, duelos de HQs e rodada de negócios. Este ano, o festival vai reunir, no Minascentro, cerca de 400 artistas brasileiros e internacionais. A partir da curadoria “Onde cabem os quadrinhos?”, o festival traz à capital mineira expoentes das HQs, vindos de 22 estados do Brasil e do Distrito Federal e de mais seis países, ampliando a troca de experiências entre profissionais do setor, pesquisadores e públicos diversos. O FIQ BH reafirma a sua relevância como o maior do gênero na América Latina.
Referência para quadrinistas de todo o País, o FIQ BH, destaca-se também por compreender as diversas etapas da relação entre mercado, público e artistas, estreitando os caminhos tanto para a aproximação de editoras e criadores, como o contato entre os produtores de quadrinhos e o consumidor final. Neste ano, 266 mesas compõem a feira de quadrinhos, com exposição e venda de publicações de quadrinistas nacionais e internacionais. A programação completa pode ser acessada no site.
Em homenagem póstuma a grandes representantes do universo das HQs, as salas e o auditório que vão acolher a programação do FIQ deste ano recebem os nomes: Auditório Ziraldo; Praça de autógrafos Carol Cospe fogo; Mesas de artistas (ala Paulo Caruso); Mesas de artistas (ala Lobo Borges), Sala de oficinas (Roberto Negreiros), Sala de oficinas (Ykenga) e Praça Rubens Francisco Lucchetti.

Neste ano, a ilustradora convidada, que dá o tom à identidade visual do festival, é Ing Lee, artista visual coreano-brasileira, surda oralizada, residente em São Paulo, e graduada em Artes Visuais pela UFMG. Em 2018, ingressa no mundo dos quadrinhos e da ilustração, assinando capas de livros para editoras renomadas e conquistando reconhecimento internacional no FIQ 2022 e na Bienal de Quadrinhos de Curitiba (2020). Sua primeira HQ solo, “Karaokê Box”, foi publicada pela revista Piauí em 2019. Ela também assina a ilustração da capa do conhecido best sellers “Amêndoas”, da quadrinista sul-coreana Won-pyung Sohn (ed. Rocco).
Feira de Quadrinhos
Ocupando um espaço crescente a cada edição, a Feira de Quadrinhos é adorada pelo público. Formada por mesas e estandes de artistas e editoras, os quadrinistas de todo o Brasil expõem seus trabalhos e é uma oportunidade para aproximá-los dos consumidores de suas obras e produtos. Para os frequentadores do evento, é a chance de conhecer pessoalmente artistas que já são reconhecidos e também um ambiente propício para conhecer e se surpreender com novos quadrinistas.
12ª edição FIQ BH 2024
Data: Nesta quarta (22) a domingo (26 de maio)
Local: Minascentro – Rua Guajajaras, 1.022
Horário: Quarta-feira a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado, de 9h às 21h, e domingo, de 9h às 19h.
Classificação: livre
Para mais informações e inscrições para oficinas, acesse o Portal de Belo Horizonte.
Ouça a rádio de Minas