Variedades

BH se transforma na Capital dos Quadrinhos

12ª Edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH) começa nesta quarta (22), no Minascentro
BH se transforma na Capital dos Quadrinhos
Crédito: Divulgação / Glenio Campregher

Belo Horizonte se torna a Capital dos Quadrinhos com a chegada do maior evento deste tipo de arte da América Latina. Desta quarta-feira (22) a domingo (26), o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH), da Prefeitura de Belo Horizonte, chega à sua 12ª edição, em parceria com o Instituto Periférico.

O evento traz uma programação diversificada e gratuita, composta por mesas-redondas, feira de quadrinhos, oficinas, exposições, exibição de filmes, sessão de autógrafos, debates, duelos de HQs e rodada de negócios. Este ano, o festival vai reunir, no Minascentro, cerca de 400 artistas brasileiros e internacionais. A partir da curadoria “Onde cabem os quadrinhos?”, o festival traz à capital mineira expoentes das HQs, vindos de 22 estados do Brasil e do Distrito Federal e de mais seis países, ampliando a troca de experiências entre profissionais do setor, pesquisadores e públicos diversos. O FIQ BH reafirma a sua relevância como o maior do gênero na América Latina.

Referência para quadrinistas de todo o País, o FIQ BH, destaca-se também por compreender as diversas etapas da relação entre mercado, público e artistas, estreitando os caminhos tanto para a aproximação de editoras e criadores, como o contato entre os produtores de quadrinhos e o consumidor final. Neste ano, 266 mesas compõem a feira de quadrinhos, com exposição e venda de publicações de quadrinistas nacionais e internacionais. A programação completa pode ser acessada no site.

Em homenagem póstuma a grandes representantes do universo das HQs, as salas e o auditório que vão acolher a programação do FIQ deste ano recebem os nomes: Auditório Ziraldo; Praça de autógrafos Carol Cospe fogo; Mesas de artistas (ala Paulo Caruso); Mesas de artistas (ala Lobo Borges), Sala de oficinas (Roberto Negreiros), Sala de oficinas (Ykenga) e Praça Rubens Francisco Lucchetti.

Festival de Quadrinhos
Crédito: Divulgação / Laura Campregher

Neste ano, a ilustradora convidada, que dá o tom à identidade visual do festival, é Ing Lee, artista visual coreano-brasileira, surda oralizada, residente em São Paulo, e graduada em Artes Visuais pela UFMG. Em 2018, ingressa no mundo dos quadrinhos e da ilustração, assinando capas de livros para editoras renomadas e conquistando reconhecimento internacional no FIQ 2022 e na Bienal de Quadrinhos de Curitiba (2020). Sua primeira HQ solo, “Karaokê Box”, foi publicada pela revista Piauí em 2019. Ela também assina a ilustração da capa do conhecido best sellers “Amêndoas”, da quadrinista sul-coreana Won-pyung Sohn (ed. Rocco).

Feira de Quadrinhos

Ocupando um espaço crescente a cada edição, a Feira de Quadrinhos é adorada pelo público. Formada por mesas e estandes de artistas e editoras, os quadrinistas de todo o Brasil expõem seus trabalhos e é uma oportunidade para aproximá-los dos consumidores de suas obras e produtos. Para os frequentadores do evento, é a chance de conhecer pessoalmente artistas que já são reconhecidos e também um ambiente propício para conhecer e se surpreender com novos quadrinistas.

12ª edição FIQ BH 2024

Data: Nesta quarta (22) a domingo (26 de maio)
Local: Minascentro – Rua Guajajaras, 1.022
Horário: Quarta-feira a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado, de 9h às 21h, e domingo, de 9h às 19h.
Classificação: livre
Para mais informações e inscrições para oficinas, acesse o Portal de Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas