Variedades

Biblioteca Estadual será revitalizada

Biblioteca Estadual será revitalizada
Crédito: Divulgação

Importante espaço de memória do patrimônio cultural de Minas Gerais, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais está na reta final da renovação de seu acervo. A iniciativa é da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Sabe), que, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8313/91) e do patrocínio da Gerdau, viabilizou o Projeto de Ampliação e Renovação do Acervo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

O projeto prevê o tratamento técnico de toda a reserva bibliográfica da instituição, que contabiliza cerca de 20 mil títulos doados e adquiridos. Parte deles são livros em Braille, comprados para incorporar ao Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, pioneira em ações de promoção da Literatura e de incentivo à leitura junto às pessoas com deficiência visual. ​

De acordo com a vice-presidenta da Sabe, Alessandra Gino, o projeto foi inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura em 2020 e aprovado em 2021. O trabalho é executado por uma empresa de organização e processamento técnico de acervos bibliográficos, que está realizando a seleção, catalogação e incorporação dos materiais, incluindo os livros em uso do acervo.

 Parte dos materiais será incorporada ao acervo de serviços de extensão bibliotecários: Carro-Biblioteca e da Caixa-Estante, da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, para atendimento a comunidades carentes de Belo Horizonte. A previsão é que o trabalho seja concluído ainda em 2022.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 “O projeto de renovação do acervo da Biblioteca Pública Estadual é um presente para toda a sociedade e reforça a importância e a contribuição das bibliotecas públicas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e construção de sociedades mais equitativas, humanas e sustentáveis. Em breve, os novos materiais serão disponibilizados para empréstimos domiciliares ou consulta local, bem como para os serviços de extensão desenvolvidos pela Biblioteca”, afirma Alessandra Gino.

Fomento à leitura – A Sabe é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. ​Tem por objetivo promover a cultura, dando ênfase às ações de fomento à leitura e de difusão da literatura, além de contribuir para o fortalecimento das atividades desenvolvidas pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais. ​

Em busca do aprimoramento da instituição, a Sabe vem colaborando com a elaboração e captação de recursos financeiros e favorecendo a participação da comunidade no planejamento das ações da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Por meio dessa atuação, já foram realizados inúmeros projetos de incentivo à leitura, bem como atividades e encontros. Sendo assim, a Sabe se mostra parceira e apoiadora das ações voltadas ao bom funcionamento da Biblioteca Pública Estadual. 

 Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em nove países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. 

A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (Coe), de 0,90 t de COe por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de COe por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de COe por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (Nyse) e Madri (Latibex). 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas