Variedades

Big Heart Parade vai tomar conta da Praça da Liberdade em maio

Mostra terá obras da mineira Yara Tupynambá, da jornalista Sônia Bridi, outra coautoria de Reynaldo Gianecchini com Claudia Liz, entre outros convidados
Big Heart Parade vai tomar conta da Praça da Liberdade em maio
Exposição começa dia 3 de maio e se estende ao dia 31 de maio; obras serão leiloadas após exposição | Crédito: Ricardo Carvalheiro

“Falar sobre desenvolvimento sustentável é cada vez mais necessário”, afirma a CEO e founder da Toptrends, Catherine Duvignau. A agência costuma promover cultura, causas e marcas por meio de ações de marketing cultural e, desta vez, transfere de São Paulo/SP para Belo Horizonte a exposição Big Heart Parade, em cartaz de 3 a 31 de maio na Praça da Liberdade.

Lançada em junho de 2022 e com curadoria do escritor e ambientalista Thiago Cóstackz, a exposição com 31 obras em formato de coração e com imagens que retratam o risco da destruição da Mata Atlântica vai ocupar a Praça da Liberdade, na região Centro-Sul. Dentro da curadoria, o recorte que delineia a exposição, perpassam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Temas como “Vida na água”, “Vida terrestre” e “Ação contra a mudança global do clima” estão inseridos no documento.

Contando com o apoio do Ministério da Cultura e o patrocínio da New Holland Construction, a exposição quer sensibilizar os mineiros, assim como os paulistanos tiveram a oportunidade. “Tenho certeza que Minas vai gostar muito dessa exposição, assim como São Paulo gostou. Representar a Mata Atlântica e manter esse conceito de desenvolvimento sustentável fizeram com que essas obras ganhassem forma”, disse Catherine à reportagem do DIÁRIO DO COMÉRCIO.

Segundo ela, a potência da arte é capaz de transformar a sociedade para apelos importantes tratados pelos ODS. “As obras em forma de coração, órgão vital para a vida e símbolo do amor, mostram sobre a urgência de se proteger o meio ambiente e plantar árvores para se combater o impacto dramático do aquecimento global”, explica.

Coração feito pela mineira Yara Tupynambá faz parte da mostra

Mineira possui 91 anos e grande parte deles dedicados ao mundo das artes plásticas | Crédito: Fotógrafa Raquel Guerra

Para a confecção das obras que estarão na Praça da Liberdade, foi convidada uma das mais consagradas artistas plásticas de Minas Gerais. Também pintora, desenhista e muralista, Yara Tupynambá pretende levar uma referência de Belo Horizonte para a exposição, adianta Catherine Duvignau.

“Cada artista que participa da exposição buscou expressar em sua obra a sua vivência, parte de sua história, resultando numa curadoria diversa. Assim fez Yara Tupynambá, levando um pouquinho de Belo Horizonte para a nossa intervenção”, conta a organizadora.

Participam também da mostra obras realizadas pela jornalista Sônia Bridi e pelo cinegrafista e fotógrafo Paulo Zero. Uma coautoria do ator Reynaldo Gianecchini com Claudia Liz estão entre os destaques.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas