Brasil atinge a marca de 30 mil cavernas registradas com descoberta no Parque do Peruaçu, em Minas
O Brasil alcançou, neste mês, a marca de 30 mil cavidades naturais subterrâneas registradas no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie), com o registro da Gruta do Pica-Pau, no Parque do Peruaçu.
Neste ano, a unidade de conservação localizada no Norte de Minas já havia sido destaque ao receber o título de Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A Gruta do Pica-Pau está situada na Fazenda Cordisburgo 2 e é apontada por pesquisadores como a mais significativa entre as novas descobertas no Peruaçu, considerando dimensões, volume e formações minerais.
O cadastro foi feito pela consultoria Ativo Ambiental no âmbito de estudos para regularização fundiária relacionados a um Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica firmado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Vale.
Para a gestora do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Dayanne Sirqueira, o marco reforça a representatividade do território.
“A Gruta do Pica-Pau constitui um marco relevante para a Unidade de Conservação (UC) federal, em razão de suas características geológicas singulares e por ter sido registrada como a caverna de número 30 mil no Canie. Esse registro evidencia a expressiva complexidade espeleológica e a notável representatividade geológica do parque, que segue se consolidando como um dos principais complexos de cavernas do mundo”, comenta.
A gestora afirma ainda que o resultado reforça a necessidade de pesquisas, proteção e manejo contínuos na unidade.
De acordo com dados do Canie, apenas em 2025 quase 4 mil cavernas foram registradas no País, número superior à média anual de 1.400 registros verificada entre 2014 e 2024. Segundo ela, além do potencial natural do território, o avanço se relaciona ao fortalecimento da legislação e de políticas públicas que exigem o registro oficial de cavidades naturais.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Criado em 1999, o parque está localizado no Norte de Minas Gerais e abrange os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões. O território reúne áreas de Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica e possui mais de 80 sítios arqueológicos com pinturas rupestres datadas de até 11 mil anos. A unidade contabiliza mais de 200 cavernas conhecidas, e pesquisadores estimam a existência de outras 1.400.
Ouça a rádio de Minas