Brumadinho e Inhotim são destaques na 50ª Abav Expo

Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é um dos destaques da Abav Expo 2023, evento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, que se encerra hoje (29), no Rio de Janeiro.
O município tem uma oferta turística atrativa e estruturada, resultado de parcerias e articulações entre os atores do trade. Além de abrigar o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, a cidade vem se posicionando como um dos principais polos de turismo de experiências do País. É um destino completo para quem procura natureza, arte e gastronomia combinados à hospitalidade mineira.
Investimento de R$ 400 milhões para o Inhotim, em Brumadinho
O Instituto Inhotim, que é um dos principais atrativos turísticos do Brasil, acaba de firmar uma parceria inédita com a Vale, no valor de R$ 400 milhões pelos próximos dez anos. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a programação e a atuação do instituto, tornando-o ainda mais relevante na contemporaneidade.
Uma das primeiras ações implantadas graças à parceria foi a ampliação da gratuidade, que agora acontece todas as quartas-feiras. Além disso, foi inaugurada a Galeria Yayoi Kusama, dedicada a uma das mais renomadas artistas da atualidade. O projeto arquitetônico é assinado pelos arquitetos Fernando Maculan (MACh) e Maria Paz (Rizoma) e a galeria abriga duas instalações imersivas da artista.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Com o novo espaço, o Instituto Inhotim totaliza 24 galerias distribuídas em 140 hectares de área de visitação, que compreende todo o jardim botânico, com mais de 4,3 mil espécies de diversos continentes.
Outra novidade é a parceria recém-firmada entre o Inhotim e o catálogo Céu de Montanhas – uma coletânea de experiências turísticas desenvolvida pela Vale com curadoria do designer mineiro Ronaldo Fraga e da especialista em turismo de experiência Miriam Rocha. A partir de agora, quem acessar o site do instituto encontrará um amplo cardápio de vivências rurais, gastronômicas, artísticas e bem-estar disponíveis na região.
Lançado em julho de 2022, o Céu de Montanhas é resultado de um extenso trabalho de mapeamento, assessoria técnica e sistematização da oferta de turismo rural e de base comunitária no município. Segundo Daniele Teixeira, analista de Sustentabilidade da Vale e coordenadora do projeto, o catálogo foi pensado para diversificar a oferta da região e facilitar o acesso do turista aos atrativos.
Foi criado, ainda, um mapa turístico georreferenciado com a sinalização de atrativos naturais e culturais da região, além de informações sobre serviços e estabelecimentos turísticos de Brumadinho. O mapa está disponível no modelo impresso e também em uma plataforma virtual articulada com o Google Maps.
Essa iniciativa busca aumentar o tempo de permanência do visitante que vai a Brumadinho e fortalecer a contribuição do turismo para a economia local.

Brumadinho em cores e sabores
O catálogo Céu de Montanhas oferece diversas opções de vivências para quem busca se conectar com a vida rural e experimentar novas atividades. Uma das opções é o Sítio Fotossíntese, que conta com uma horta, pomar e quintal repleto de árvores nativas, além de servir comida de verdade na varanda.
Já o Ateliê Cerâmica Raiz apresenta aos visitantes o processo completo da arte da cerâmica, desde a extração do barro até a queima das peças. Para os amantes da boa comida, a Cachaçaria Itinerante oferece uma experiência imersiva no universo da cachaça, com drinks e pratos da gastronomia molecular.
E para quem busca atividades voltadas para a saúde e bem-estar, o Espaço Samtoshala oferece massagens com óleos essenciais, exercícios de respiração, yoga e pilates. A Mi Manera Bistrô, Pousada e Cervejaria Artesanal também é uma opção interessante, com a proposta de um banho de imersão em cerveja.
São diversas opções para todos os gostos e interesses.
Natureza e esportes
Vale dizer que Brumadinho também é um destino perfeito para quem ama turismo de natureza. A região é conhecida por atrair os amantes de esportes radicais como o voo livre, trekking e ciclismo. O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é um dos seus principais atrativos, com seus 4 mil hectares de natureza exuberante e uma rica biodiversidade constituída por uma série de espécies da fauna e flora. São seis mananciais, trilhas e mirantes que encantam os visitantes.
Outra opção interessante é o Monumento Natural Serra da Calçada, que preserva em alguns trechos calçamento original do século XVIII. Entre as ruínas remanescentes na região, estão a fábrica de São Caetano da Moeda Velha e o complexo minerário Forte de Brumadinho. Com cerca de 8 km de extensão, ele é perfeito para diversos tipos de atividades.
A Serra da Moeda é outro ponto turístico imperdível da região. O Topo do Mundo, rampa natural com 500 metros de desnível, é a principal base para salto de parapente na região de Belo Horizonte. Com uma das paisagens mais majestosas e exuberantes do estado, a Serra da Moeda é um verdadeiro espetáculo da natureza.

*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas