Bunker do Edifício Acaiaca será aberto para visitação neste mês

O bunker do Edifício Acaiaca, construído durante o período da Segunda Guerra Mundial, será aberto ao público no dia 16 de janeiro. O lançamento faz parte de uma série de iniciativas previstas no projeto de revitalização do imóvel, com investimento estimado de aproximadamente R$ 20 milhões.
Segundo o síndico do prédio, Antônio Miranda, o objetivo da atual administração é apresentar o espaço, não apenas para a população da Capital ou de Minas Gerais, mas também para turistas de todos os estados brasileiros e outros de países. O local também estará disponível para a realização de exposições de arte e demais eventos.
Miranda explica que haverá venda de ingressos destinada apenas para a visitação do bunker, mas, ele recomenda que as pessoas realizem uma visita completa no Edifício Acaiaca. “O ideal é que a pessoa faça uma visita ao bunker e depois, suba pelo elevador até o mirante do prédio” aconselha.
Além dessa novidade no subsolo do icônico prédio da Capital mineira, o síndico ressalta que o plano de revitalização também prevê outros projetos para o local, no entanto, ainda sem data para lançamento.


Além da abertura do bunker, saiba quais são os projetos previstos para o Edifício Acaiaca:
- Elevador panorâmico de vidro, com vista para a Serra do Curral e para a Estação Ferroviária, que ligará o 25º e o 30º andar do edifício;
- uma tirolesa que vai do 29º andar até o Parque Municipal de Belo Horizonte.
- E o projeto mais importante, segundo Miranda, a abertura de uma área no 30º andar com uma vista de 360º graus da cidade.
“Nós nos inspiramos no Empire State de Nova York. As pessoas terão a vista mais bonita de Minas Gerais, com uma sensação espetacular, vendo toda a cidade de Belo Horizonte e demais municípios adjacentes”, relata.
- Leia também: Negócios nas alturas: o sucesso dos rooftops em BH
De acordo com Miranda, o edifício já oferece um ambiente muito interessante, além de ser um dos pontos turísticos mais importantes da Capital. “Costumo dizer que vir a Belo Horizonte e não visitar o Edifício Acaiaca é o mesmo que ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel”, compara.
O objetivo dos administradores do prédio é tornar a Capital mineira o principal destino turístico da região e, não apenas um ponto de passagem dos turistas. Segundo o síndico, muitas pessoas chegam à cidade e seguem para outros lugares, como Ouro Preto, Brumadinho e Sabará. “Nós queremos que Belo Horizonte seja um ponto de atração turística independente”, completa.
Conheça a história do bunker do Edifício Acaiaca:
Miranda lembra que o Edifício Acaiaca começou a ser construído em 1943, após a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, onde antes funcionava uma unidade do colégio metodista Izabela Hendrix. Devido à participação do País no conflito, o então presidente da república, Getúlio Vargas, criou um decreto que determinava a construção de bunkers em imóveis com mais de cinco andares, para servir de abrigo antiaéreo em caso de ataque.
“Eu acredito que ele (Getúlio Vargas) estava pensando mais em cidades como o Rio de janeiro e São Paulo, lugares mais próximos do litoral. Mas como o Acaiaca tinha mais de cinco andares, foi obrigado a cumprir esse decreto presidencial”, diz.
Felizmente, o bunker nunca foi utilizado para a finalidade para qual foi projetado. Segundo Miranda, após o término da guerra, em 1945, o espaço passou a ser utilizado como uma espécie de depósito.
Ouça a rádio de Minas