Campanha de Popularização do Teatro celebra cinco décadas

Em 2025, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança está celebrando 50 anos como um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais de Belo Horizonte. Entre esta sexta-feira (3/1) e 16 de fevereiro, a capital mineira e cidades da região metropolitana vão receber mais de 190 espetáculos, incluindo 37 estreias de teatro adulto, 84 reapresentações de peças adultas, 25 estreias de teatro infantil, 35 reapresentações infantis, cinco estreias de dança, seis reapresentações de dança e três apresentações de stand-up comedy.
A Campanha, criada em 1975, nasceu com uma Kombi e uma ideia: democratizar o acesso ao teatro. Inspirado por uma iniciativa de produtores e artistas do Rio de Janeiro, o movimento cresceu rapidamente, unindo produções teatrais, reduzindo o custo dos ingressos e alcançando novos públicos. “O ponto de partida da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança nasceu de uma paixão pelo teatro. Tudo começou com uma ideia e uma Kombi. Hoje, meio século depois, celebramos a força e a tradição desse movimento que tanto representa para Minas Gerais”, destaca o presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), Rômulo Duque.

Um dos principais nomes da Campanha de Popularização de Arte e Dança durante as cinco décadas, Ilvio Amaral reforça a importância do evento para artistas, produtores, público e para a própria cidade. “É um projeto essencial para BH e um marco. Sua longevidade de 50 anos já evidencia sua relevância. A Campanha se tornou um atrativo cultural para Minas Gerais, movimentando o turismo regional. Um exemplo pessoal é o espetáculo “Acredite, um Espírito Baixou em Mim”, que desde sua primeira participação na Campanha, há 27 anos, tornou-se o maior sucesso de público em todas as edições”, completa o ator.

Ao longo de sua história, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança tem se reinventado, atraindo públicos diversos e promovendo centenas de apresentações anuais. Para esta edição comemorativa, o evento traz ações especiais, como sessões acessíveis e ações interativas para engajar ainda mais os participantes.
Os ingressos serão vendidos a partir de R$ 25 nos postos do Sinparc e pelo site oficial. Além disso, as bilheterias dos teatros participantes também estarão abertas ao público, com valores que variam conforme a produção. Neste ano, o projeto conta com o patrocínio da Cemig e do Banco Mercantil.
Acessibilidade
Integram a programação mais de 190 atrações e serão centenas de sessões em diversos espaços da cidade, além de Betim e Ribeirão das Neves. Como nas demais edições, a acessibilidade segue sendo uma das preocupações do evento e, por isso, algumas peças vão contar com acessibilidade. “Nosso objetivo é seguir proporcionando ao público a oportunidade de terem acesso à cultura, de forma democrática e com ingressos a preços populares”, salienta Rômulo Duque.
Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Data: 3 de janeiro a 16 de fevereiro
Ingressos: Postos da Sinparc ou pelo site a R$ 25
Nas bilheterias, os preços variam de acordo com cada produção (em média R$ 60 a inteira).
Postos de venda: Shopping Cidade, Pátio Savassi e Shopping Monte Carmo (Betim)
Demais informações: Redes sociais do Sinparc (Facebook, Instagram e Youtube): @sinparcmg
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