Carnaval de BH 2026 tem 612 blocos cadastrados, alta de 8% em relação a 2025
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deu início aos preparativos para o Carnaval de 2026, reforçando a posição da capital mineira como um dos principais destinos da folia no País. Para o próximo ano, 612 blocos de rua se cadastraram para desfilar — um aumento de cerca de 8% em relação a 2025, quando foram registrados 568 blocos. Desses, 178 se inscreveram pela primeira vez para participar do Carnaval belo-horizontino.
A Belotur estima a realização de 660 cortejos entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro de 2026, abrangendo as dez regionais da cidade. O número representa crescimento de 6% em relação à edição anterior. No entanto, o total de desfiles pode variar até o início oficial da festa, já que, historicamente, cerca de 20% dos blocos desistem de se apresentar.
Os dados obtidos no processo de cadastramento são fundamentais para o planejamento da festa, que envolve diversos órgãos municipais. A partir das informações enviadas pelos blocos, a Prefeitura consegue antecipar demandas relacionadas à mobilidade urbana, limpeza, segurança e instalação de banheiros químicos. O cadastro também é requisito obrigatório para participação no Edital de Auxílio Financeiro, cujo prazo de inscrição terminou nesta quarta-feira (29).
Assim como em anos anteriores, a Belotur promoverá encontros individualizados com todos os blocos inscritos para esclarecer dúvidas e alinhar decisões de maneira colaborativa.
“Mais uma vez, o Carnaval de Belo Horizonte mostra a força da sua cultura e o envolvimento genuíno de quem faz a festa acontecer — o povo. O número expressivo de blocos inscritos reflete essa energia coletiva que transforma as ruas em palco de alegria e diversidade. Após o cadastramento, realizaremos encontros individuais com cada bloco — momentos de escuta e construção conjunta”, afirma a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
- Leia também: PBH republica edital de patrocínio do Carnaval de 2026 e amplia prazo para empresas interessadas
Blocos se concentram nas regiões Centro-Sul e Leste
As regionais Centro-Sul e Leste concentram o maior número de cortejos, com 205 e 98 desfiles previstos, respectivamente. Em seguida vêm as regiões Pampulha (74), Nordeste (71), Noroeste (62) e Hipercentro (51).
Há blocos cadastrados também nas regionais Oeste (44), Norte (29), Venda Nova (14) e Barreiro (12), reforçando a proposta de um Carnaval descentralizado, que leva a festa para além do Hipercentro e fortalece o vínculo com os territórios e comunidades da capital mineira.
Com informações da PBH
Ouça a rádio de Minas