Carnaval 2026: Sabará espera até 100 mil pessoas nos dias de folia na cidade histórica
A menos de 40 quilômetros de Belo Horizonte, Sabará guarda uma atmosfera de nostalgia, marcada por ruas de pedra, casarões seculares e uma forte conexão com o passado. E esse é o principal atrativo do Carnaval 2026 do município de 130 mil habitantes. A Folia de Momo terá como datas oficiais de 12 a 17 de fevereiro.
A estratégia da cidade é não tentar emular o que vai acontecer na vizinha BH, que deve ter mais de 5 milhões de pessoas circulando por mais de 500 blocos. Sabará quer um Carnaval mais tradicional, com apenas 10 blocos caricatos e marchinhas de carnaval para embalar os foliões.
“O Carnaval de Sabará 2026 está sendo planejado com a proposta de fortalecer o conceito abordado no ano passado, de um carnaval tradicional, feito para as famílias”, explicou a Secretaria de Cultura em nota enviada ao Diário do Comércio.
Leia mais: Vendas de bebidas devem crescer 9% com fim da exclusividade no Carnaval de BH 2026
“A estrutura envolverá não só o centro histórico, mas também algumas regionais. Por isso, a pré-produção é multidisciplinar e envolve praticamente todas as secretarias, além de um diálogo aberto com o setor carnavalesco. A ideia é garantir uma experiência segura, alegre e confortável para todos”, prossegue a nota.

Movimento intenso, mas cidade pronta
Com expectativa de receber de 80 mil a 100 mil pessoas durante os dias de festa, Sabará garante que a estrutura de pousadas, hotéis e hospedagem por aplicativos da cidade está pronta para atender a demanda. “O Carnaval de Sabará 2026 terá mais de 60 atrações entre artistas e blocos, espalhados nos 6 dias de folia. A previsão é que passe entre 80 mil e 100 mil foliões durante todo o evento”, explica a Secretaria de Cultura.
Leia mais: Com investimento de R$ 1 milhão, Ouro Preto espera 40 mil foliões para o Carnaval 2026
“Estamos vivendo um momento de crescimento dos empreendimentos gastronômicos espalhados pela cidade e a maioria terá um expediente especial para atender melhor o público do carnaval. As pousadas também se preparam para receber os turistas, com atividades e ações exclusivas para o carnaval”, completa.
Investimentos
Questionada, a Prefeitura de Sabará não detalhou os valores, mas afirmou que investirá em ações estruturais para o Carnaval 2026. Segundo a prefeitura, os aportes serão para “viabilizar toda a estrutura, com palcos, som, iluminação, banheiros, artistas, segurança privada, agentes de trânsito”, para garantir tranquilidade durante os eventos.
Já o apoio aos artistas locais será por intermédio de chamamento público. “Os artistas são contratados por meio de um chamamento público pela Secretaria de Cultura e os blocos cadastrados na Associação de Blocos de Sabará recebem um aporte por meio de subvenção municipal para auxiliar em seus desfiles”. Em 2025, os valores de auxílio foram de R$ 2.700 por bloco.
Quanto aos aportes privados, não houve nenhum acordo de patrocínio firmado. Toda a folia será bancada por verba pública, assim como ocorreu no ano passado.
Leia mais: Diamantina investe forte no Carnaval 2026 para receber bem 400 mil pessoas durante a folia
Ouça a rádio de Minas