Confira cuidados essenciais para um Carnaval seguro

Em tempos de Carnaval a atenção se volta para a diversão e, com isso, alguns foliões acabam se descuidando e caindo em golpes que poderiam ser evitados. Com aumento dos golpes financeiros no período festivo, especialistas avisam sobre os cuidados a serem tomados.
O Superintendente de Controles do Sicoob, Andre Alves, alerta sobre a desatenção dos foliões. “Nessa época, é comum que criminosos se aproveitem da empolgação dos foliões para aplicar golpes com mais facilidade. Entre os mais comuns temos a troca de cartões, a maquininha com visor danificado, falsos links de venda de ingressos ou QR Codes manipulados, principalmente porque as pessoas tendem a estar menos atentas durante as festas”.
Já o diretor-adjunto de Serviços Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Faria, explica a importância da atenção para evitar golpes e furtos devido à aglomeração e à distração no momento de pagamentos.
“Antes de sair de casa, revise os limites de seu Pix e de seu cartão de crédito para valores que realmente for usar na festa. Instale as ferramentas de segurança do fabricante de seu celular e use recursos como, por exemplo, que ocultem aplicativos ou ainda que peçam biometria facial para a abertura”, alerta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A diretora de Payments & Banking da Vindi, Monisi Costa, pondera que “as medidas de proteção são fundamentais tanto para empresas quanto para clientes. No on-line e no físico, é essencial redobrar o cuidado para evitar compartilhamento de dados em sites falsos ou pagamentos por aproximação sem consentimento.”
Outras dicas essenciais para a segurança no Carnaval
- Ativar a verificação em duas etapas para dificultar o acesso indevido ao app financeiro, utilizando métodos como código via SMS, chamada de voz ou notificação no próprio app;
- Não aceite fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado;
- Habilitar a opção de bloquear e desbloquear o cartão pelo celular sempre que necessário;
- Utilizar doleiras ou pochetes, deixando o celular e cartões sempre protegidos;
- Ajuste os limites do cartão e das transações diárias;
- Habilite a opção de bloquear e desbloquear o cartão pelo celular sempre que necessário;
- No caso de roubo de seu aparelho celular ou de seu cartão, avise imediatamente seu banco e faça um boletim de ocorrência
Ouça a rádio de Minas