Tradição e charme de Pompéu devem atrair mais de 10 mil pessoas durante o Carnaval 2026
O aconchego das cidades do interior de Minas Gerais continua atraindo foliões para o Carnaval 2026. E Pompéu, que tem um dos eventos mais tradicionais do Estado, para quem quer mesclar “farra e descanso”, continua bem cotada no coração de quem curte a Festa de Momo. A cidade da região Central de Minas, que fica a 178 quilômetros de Belo Horizonte, tem previsão de receber 10 mil pessoas, um terço da população do município de 30 mil habitantes.
A proposta de Pompéu para o Carnaval segue a lógica de outras cidades do interior mineiro, utilizando toda a mão de obra da cidade, como as forças de segurança, saúde e serviços urbanos para garantir uma festa tranquila. “Também estão sendo executadas ações de logística, ordenamento dos espaços públicos, reforço na limpeza, organização do trânsito e apoio às equipes operacionais, visando garantir segurança, conforto e bom andamento do evento”, explica a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Mirlei Campos.
Leia mais: Carnaval 2026: Sabará espera até 100 mil pessoas nos dias de folia na cidade histórica
Pompéu terá três dias oficiais de programação carnavalesca, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. A cidade vai receber shows, apresentações culturais e matinês. Nas datas previstas de eventos há uma estimativa de público de 10 mil pessoas. A cidade tem tradição no evento e atrai grande fluxo regional de visitantes, além dos moradores que irão curtir a festa.

Pronta para o fluxo de visitantes
O fluxo “giratório” de pessoas durante a folia, que pode chegar a 10 mil foliões, certamente vai movimentar a economia local. E a estrutura de Pompéu pode ser “desafiada” a receber bem o alto fluxo durante o Carnaval. A secretária Mirlei Campos garante que o município está preparado.
Leia mais: Com investimento de R$ 1 milhão, Ouro Preto espera 40 mil foliões para o Carnaval 2026
“O comércio local, nossa rede de hospedagem, bares, restaurantes e demais estabelecimentos vêm se organizando para atender ao aumento da demanda durante o período festivo. O Carnaval é um evento tradicional que movimenta a economia local, e o município atua como fomentador da atividade turística, contribuindo para a geração de renda e fortalecimento dos setores de serviços e comércio”, explica.
Investimentos e apoio à cultura local
A prefeitura de Pompéu vai participar do Carnaval como gestor do evento, organizando a cidade para a festa. “O investimento municipal vai contemplar despesas com shows, estrutura de som e palco, trio elétrico, matinês, equipes de apoio, brigadistas, segurança, logística, grades de contenção, apoio operacional, além de serviços complementares necessários à realização do evento. Os valores estão sendo executados conforme planejamento orçamentário da Secretaria, dentro das dotações destinadas à promoção cultural e turística do município”, detalha a nota divulgada ao Diário do Comércio.
Leia mais: Diamantina investe forte no Carnaval 2026 para receber bem 400 mil pessoas durante a folia
Dentro desse contexto, serão contemplados na programação oficial artistas locais, blocos carnavalescos e demais manifestações culturais, promovendo sua inserção e apoiando a participação nas festividades para fortalecer a identidade cultural do Carnaval de Pompéu.
Diálogo aberto
Como todo Carnaval de qualidade, que gera atração nas pessoas, a folia pode se tornar um ativo importante para a veiculação de marcas se relacionarem com seus públicos-alvo. Pompéu revelou que tem conversado com empresas e marcas e segue aberta para novos diálogos.
“O município mantém diálogo com empresas e apoiadores para viabilizar parcerias institucionais, fortalecendo a realização do evento. O Carnaval representa oportunidade de visibilidade para marcas e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento turístico e econômico local, sendo as parcerias tratadas conforme critérios legais e administrativos aplicáveis”, conclui a secretária Mirlei Campos.
Ouça a rádio de Minas