Carnaval do Distrital faz festa com bloco Chama o Síndico

Para encerrar o período momesco com muita alegria e em grande estilo, o Carnaval do Distrital vai realizar uma grande festa. O evento, que celebra também os nove anos da iniciativa, acontece hoje, a partir das 21h, no Distrital (rua Opala, s/n, Cruzeiro), com os shows do bloco Chama o Síndico e das Divas, intercalados pelo DJ Edd Barros, que prometem balançar as estruturas do Mercado do Cruzeiro com os foliões. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 20 por meio do Sympla.
De acordo com o gestor cultural Maurílio Kuru, produtor do Distrital, o evento será uma oportunidade, inclusive para reunir os profissionais da cadeia de eventos e comunicação que trabalharam durante o Carnaval para uma confraternização.
“Depois de nove anos de sucesso, sendo um dos carnavais mais seguros e divertidos Belo Horizonte, vamos fazer esta celebração com muita folia e dois blocos que se destacaram na nossa programação e arrastaram milhares de foliões pelas ruas”, resssalta.
Desde 2012, o Chama o Síndico homenageia Tim Maia e Jorge Ben Jor no Carnaval de Belo Horizonte. Manu Diniz, baiana de Salvador, e Nega Kelly, paulistana de Santos, uniram-se em Belo Horizonte pela música e afinidade de almas, formando as Divas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Contos inspirados em Murilo Rubião
Um mundo imaginário, singular e criativo, onde a sinergia das palavras atrai atenção dos leitores pelas narrativas que envolvem o fantástico, a realidade absurda e os conflitos existenciais dos personagens. Foi com essas características, que o jornalista, advogado e escritor mineiro, Murilo Rubião (1916-1991) – considerado o precursor do realismo fantástico moderno -, se tornou um dos maiores contistas do Brasil.
Em sua homenagem, a editora Literíssima vai promover um concurso literário para premiar os melhores contos que tenham o escritor como protagonista ou citações de suas obras. A iniciativa é voltada para jovens de 14 a 21 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste site.
O concurso, que está aberto aos alunos de escolas públicas e privadas, será um grande incentivo para revelar novos talentos da cena literária mineira. Como premiação, os vencedores vão participar de oficina de escrita com a sobrinha-neta de Murilo Rubião, Sílvia Rubião, e a escritora Rafaela Polanczyk. Além disso, os 50 melhores textos serão publicados em um livro.
Música instrumental do Grão Discos
Das constantes gravações realizadas no Estúdio Macieiras, conduzido pelo flautista Alexandre Andrés em uma fazenda na pequena cidade de Entre Rios de Minas, nasceu a semente do selo musical Grão Discos.
Focado em ampliar a divulgação da talentosa cena instrumental mineira, a iniciativa celebra em 2024 quatro anos com muitos lançamentos. A comemoração acontece hoje, às 20h, e amanhã, às 18h, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (rua Jauá, 80, Alípio de Melo), reunindo oito shows, e posteriormente nos dias 26 e 27 de fevereiro, com uma feira inédita dedicada à música instrumental, com palestras, debates e workshops online. A entrada é gratuita para toda a programação, sem a necessidade de retirar ingressos, mas sujeita à lotação do teatro na etapa presencial.
Idealizado pelo grupo de instrumentistas, compositores e produtores Natália Mitre, Alexandre Andrés, Octávio Cardozzo, PC Guimarães e Lucca Mezzacappa, o selo Grão Discos nasceu no meio do mato, mas com a intenção de expandir horizontes e montanhas, levando a música instrumental de Minas para o Brasil e o mundo, ao produzir, registrar, distribuir e, agora, realizar um festival com artistas mineiros de destaque e em ascensão.
“Fases da Lua”
A programação de fevereiro no Espaço do Conhecimento UFMG conta com atrações de astronomia que irão abordar os mais intrigantes aspectos do universo, de forma lúdica, simplificada e interativa. Os participantes, juntamente com a equipe do museu, poderão criar suas próprias constelações, compreender os fenômenos celestes que envolvem a Lua e embarcar em uma viagem estelar pela mitologia grega, durante as oficinas gratuitas. Amanhã, às 15h, será realizada a oficina “Fases da Lua”, com ingressos emitidos duas horas antes da atividade.
A oficina vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário: quando ela nasce e se põe, suas fases e por que ocorrem os eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos celestes. Com duração aproximada de uma hora e vagas para até 15 participantes, a oficina é aberta a todos os públicos, a partir de 7 anos, e será realizada no 5º andar (hall) do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários).
Ouça a rádio de Minas