Casa Fiat de Cultura traz universo de Niki de Saint Phalle

Visionária, provocadora e profundamente engajada, Niki de Saint Phalle marcou a arte do século XX com obras que desafiam preconceitos. Até 2 de novembro, a Casa Fiat de Cultura (no Circuito Liberdade) apresenta os trabalhos da artista franco-americana numa exposição inédita no Brasil, que revela a potência transformadora de sua criação.
A mostra “Niki de Saint Phalle. Sonhos de Liberdade” reúne 67 obras, sendo 66 do acervo do Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea de Nice, na França, e uma obra da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que sai pela primeira vez do museu desde que foi adquirida, em 1997. O público pode apreciar suas esculturas, assemblages e as icônicas Nanas, a maioria delas nunca exibidas no Brasil. A programação é gratuita.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Inhac amplia vagas para Curso Técnico de Gastronomia
O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac) abriu processo seletivo para o Curso Técnico em Gastronomia com novidades este ano. O curso agora oferece 120 vagas por ano – um crescimento significativo em relação às 80 vagas inicialmente ofertadas. Destinado a estudantes ou egressos do ensino médio em escolas públicas, o curso é totalmente gratuito, com duração de 1 ano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O processo seletivo é feito por meio do Programa Trilhas do Futuro, do governo de Minas. O chef Leo Paixão (foto) assina a diretoria acadêmica do curso, acompanhando de perto a construção da metodologia. O Inhac funciona junto ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), que é um centro cultural e educacional inédito no País, que fomenta a cadeia produtiva da gastronomia e valoriza comunidades, produtores e ingredientes locais.
Lagoa do Nado vai reunir guardas de congado
O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) recebe, neste sábado (6), a partir das 11h, o evento “Encontros com a Cultura Popular: guardas de congado e de reinado”. A programação é gratuita, aberta a todos os públicos e não requer retirada antecipada de ingressos.
O encontro vai reunir oficinas, exposição de fotos, feira de artesanato, bate-papo e apresentações musicais. Às 15h, os cortejos das guardas percorrem as alamedas do Parque Lagoa do Nado, acompanhados de cortejo de berimbaus com Mestre Dunga. O encerramento será às 16h30, com o show da cantora e intérprete Ana Sabinna.
Ouça a rádio de Minas