Variedades

Casa Fiat de Cultura traz universo de Niki de Saint Phalle

Mostra reúne 67 obras. Confira também outros destaques de Variedades
Casa Fiat de Cultura traz universo de Niki de Saint Phalle
Foto: Divulgação Leo Lara

Visionária, provocadora e profundamente engajada, Niki de Saint Phalle marcou a arte do século XX com obras que desafiam preconceitos. Até 2 de novembro, a Casa Fiat de Cultura (no Circuito Liberdade) apresenta os trabalhos da artista franco-americana numa exposição inédita no Brasil, que revela a potência transformadora de sua criação.

A mostra “Niki de Saint Phalle. Sonhos de Liberdade” reúne 67 obras, sendo 66 do acervo do Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea de Nice, na França, e uma obra da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que sai pela primeira vez do museu desde que foi adquirida, em 1997. O público pode apreciar suas esculturas, assemblages e as icônicas Nanas, a maioria delas nunca exibidas no Brasil. A programação é gratuita.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

Inhac amplia vagas para Curso Técnico de Gastronomia

O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac) abriu processo seletivo para o Curso Técnico em Gastronomia com novidades este ano. O curso agora oferece 120 vagas por ano – um crescimento significativo em relação às 80 vagas inicialmente ofertadas. Destinado a estudantes ou egressos do ensino médio em escolas públicas, o curso é totalmente gratuito, com duração de 1 ano.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O processo seletivo é feito por meio do Programa Trilhas do Futuro, do governo de Minas. O chef Leo Paixão (foto) assina a diretoria acadêmica do curso, acompanhando de perto a construção da metodologia. O Inhac funciona junto ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), que é um centro cultural e educacional inédito no País, que fomenta a cadeia produtiva da gastronomia e valoriza comunidades, produtores e ingredientes locais.

Lagoa do Nado vai reunir guardas de congado

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) recebe, neste sábado (6), a partir das 11h, o evento “Encontros com a Cultura Popular: guardas de congado e de reinado”. A programação é gratuita, aberta a todos os públicos e não requer retirada antecipada de ingressos.

O encontro vai reunir oficinas, exposição de fotos, feira de artesanato, bate-papo e apresentações musicais. Às 15h, os cortejos das guardas percorrem as alamedas do Parque Lagoa do Nado, acompanhados de cortejo de berimbaus com Mestre Dunga. O encerramento será às 16h30, com o show da cantora e intérprete Ana Sabinna.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas