Casa Fiat de Cultura faz programação especial

A Casa Fiat de Cultura tem uma programação especial para quem quer aproveitar os últimos dias de férias escolares. Além de visitar as exposições “Pioneiros do Design Brasileiro – Cadeiras Modernistas na Casa Fiat de Cultura” e “Fístula”, o público poderá assistir à performance “Onde você se senta”, seguida de bate-papo com a atriz Rejane Faria; apreciar a apresentação “Chansons de la vie – Um recital de música francesa” no Música na Capela, participar das atividades do Ateliê Aberto “Pintura nos Jardins: Emojis e Brincadeiras” e conhecer o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, “Civilização Mineira (1959)”, em exposição permanente no hall principal da instituição. A Casa Fiat de Cultura fica aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Toda programação é gratuita e aberta para todas as idades.
A partir de hoje e até domingo, o convite é para que o público reserve um tempo para se divertir em família no Ateliê Aberto “Pintura nos Jardins: Emojis e Brincadeiras”. Relembrando os quintais dos avós, o ateliê vai para os jardins da Casa Fiat de Cultura para falar de arte efêmera. Por meio do “desenho-pintura” de chão, crianças e adultos podem inventar histórias e deixar mensagens por meio dos emojis, tão usados no dia a dia. As tintas para atividade serão feitas com a ajuda dos participantes com corante comestível. O Ateliê é gratuito e as atividades são realizadas em dois horários, às 10h30 e às 15h. As senhas para participação serão distribuídas 15 minutos antes do início da atividade, com vagas limitadas.
Amanhã, às 10h30, a atriz Rejane Faria, estrela do filme “Marte Um”, retorna a Casa Fiat de Cultura para participar da edição do projeto “Na sombra das mangueiras”. O público poderá assistir à apresentação do monólogo “Onde você se senta”, um recorte do espetáculo “Ignorância”, do Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum, que será performado pela atriz. O texto promove questionamentos sobre o lugar no mundo em que todos ocupam, suas cadeiras e o empoderamento que essa escolha pode criar. Ao final da performance, um bate-papo com Rejane, que tem no currículo prêmios importantes no teatro e no cinema. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela Sympla.
Recital
No domingo (30), às 11h, o Música na Capela de julho traz o espetáculo “Chansons de la vie – Um recital de música francesa”, inspirado nas celebrações da Queda da Bastilha. O trio composto pela soprano Liliane Maciel, pelo violinista Rodrigo de Oliveira e pela pianista Renata Cicarini irá executar as sinfonias e construções musicais francesas, apresentando reconhecidas obras ao público em um convite para desfrutar de uma atmosfera poética e sentimentalista.
No repertório, obras como “Clair de lune” e “Nuit d’etoiles”, de Claude Debussy; “Cantique de Jean Racine” e “Après un Rêve”, de Gabriel Fauré, e “La vie en rose”, de Edith Piaf. A apresentação será realizada na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço.
Ouça a rádio de Minas