Casa dos Quadrinhos passa a integrar o Circuito da Liberdade

No ano em que comemora 25 anos de história, a “Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais (CDQ)” atinge um novo marco em sua trajetória e passa a integrar o Circuito Liberdade – consolidado como o maior ecossistema cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina. Essa inclusão reconhece a CDQ não apenas como uma escola de referência, mas como um importante equipamento cultural e de preservação da memória artística de Belo Horizonte.
Instalada em um imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, na avenida João Pinheiro, no Funcionários, a Casa dos Quadrinhos se firma como um espaço de criação, reflexão e intercâmbio artístico. “Para a CDQ é uma honra compor esse importante roteiro turístico-cultural da cidade, uma rede colaborativa de espaços integrados, dedicada à promoção e democratização do acesso à arte e ao patrimônio. O Circuito Liberdade valoriza as mais diversas manifestações artísticas e fazer parte dele significa se aproximar de um perfil plural de públicos e contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da cultura em Minas Gerais”, declara a co-fundadora da Casa dos Quadrinhos, Doroti Seixas.
Em celebração pelos 25 anos e pelo novo marco, a escola programou uma série de ações especiais. Um dos destaques é o lançamento da exposição “25 Anos de CDQ”, na “7ª CDQ CON: Feira de Quadrinhos”, no dia 6 de junho (sexta-feira), na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. No dia também haverá o lançamento da campanha do catarse da “CDQ em Quadrinhos”. A publicação traz uma narrativa que convida alunos e ex-alunos da Casa a contarem histórias inéditas, frutos do aprendizado na escola.
A HQ coloca lado a lado gerações de artistas veteranos e iniciantes, entre eles, Rúbia Almeida, Pedro Henrique Moreira, Júlia Freitas Coelho, Isadora Pereira, Sofia Nabuco, Lidiane da Silva Alves, Luiza Vieira Martins, Patrícia Garcia e Lucas de Carvalho.
A CDQ formou mais de cinco mil alunos e chegou a criar seu próprio prêmio, o Troféu da Casa, que por anos homenageou veteranos e novos talentos da área. Seu corpo docente trabalha para os principais estúdios, produtoras e editoras de HQ do País e do mundo, como Marvel, DC Comics e Mauricio de Sousa Produções.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas