CCBB BH celebra Dia das Crianças

O CCBB Belo Horizonte (CCBB BH) vai abrir amanhã suas portas a um novo e encantador universo: o da literatura infantil. Com o Festival de Contação de Histórias, iniciativa realizada pelo programa de arte-educação, o CCBB BH celebra o Dia das Crianças.
Integrando expressões artísticas como teatro, dança e literatura, o festival vai oferecer, aos pequenos e aos seus familiares, experiências tão surpreendentes quanto divertidas. Gratuito, o festival ocorre em dois horários amanhã: às 11h30 e às 14h no Teatro II. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria com 30 minutos de antecedência.
Abrindo a programação, às 11h30, serão apresentados os contos “A lenda de Maria Papuda”, uma história clássica da fundação de Belo Horizonte; “A moça tecelã”, adaptação do conto de Marina Colassanti; e “Chico Rei”, que explora um pouco da biografia do personagem lendário presente na tradição oral mineira desde o século XVIII. As histórias serão conduzidas pelos contadores Clara Fadel, Marina Clara e Lavínia Antônia.
Já às 14h, será a vez da história “A Menina e a Gravata”, uma adaptação do conto de Conceição Evaristo presente no livro “Histórias de leves enganos e parecenças”, contada por Andréa Rodrigues. Na sequência, será apresentada “Como Nasceu a Noite”, uma antiga história indígena, de tradição do povo Tupi do Vale do Paraíba, contada por Tamira Mantovani; e, encerrando o festival, “A lenda da Serra da Estrela”, uma história da tradição oral que explica o surgimento da Serra da Estrela em Portugal, contada por Dan Filho, coordenador do programa CCBB Educativo.
Arte-educação – Inspirado pela exposição “Marc Chagall: sonho de amor”, que estreia amanhã no CCBB, o programa de arte-educação criou mobiliários participativos que vão circular pelo Centro Cultural com atividades gratuitas que remetem ao processo criativo do artista. Concebido a partir de um carrinho de cozinha utilizado para a prática culinária em locais externos, o Mobiliário Participativo: Gravura convida os pequenos a transformarem ideias em carimbos e reproduzi-las em uma grande quantidade de desenhos.
A atividade chama atenção para a gravura, uma técnica artística muito utilizada por Chagall e que permite imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz. Nele, o visitante receberá o material para criação de sua matriz para, em seguida, imprimir a gravura. A atividade ocorre amanhã e vai até 31 de outubro, aos sábados e domingos, das 12h às 15h e das 16h às 18h.
Já no “Mobiliário Participativo: Recriando Paisagens”, as crianças serão convidadas a recriar paisagens oníricas, pensando nas narrativas possíveis e nos personagens que farão parte destas histórias. Terão à disposição figuras presentes nas composições de Marc Chagall como a noiva, a carroça, o violinista, os animais do quintal (bode, galinha e vaca) e as casas do povoado russo. Enquanto posicionam os elementos imantados na base de metal, as crianças conversarão com os educadores a respeito do que estão criando e da especificidade da obra do artista bielorusso.
A atividade será realizada amanhã e vai até 31 de outubro, aos sábados e domingos, sempre às 15 horas. Para conferir a programação completa do CCBB Educativo, acesse ccbb.com.br/belo-horizonte/ccbb-educativo.
Ouça a rádio de Minas