Variedades

CCBB BH exibe obra de Stephen King no cinema

CCBB BH exibe obra de Stephen King no cinema
Crédito: Divulgação

Depois de ser exibida nas unidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, recebendo um público de mais de 11 mil pessoas, a mostra “Stephen King: o medo é seu melhor companheiro” chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH).

Até 22 de março, o público poderá conferir 52 produções, entre filmes, incluindo clássicos como “Carrie, A Estranha” (foto), de 1976, dirigido por Brian De Palma e estrelado por Sissy Spacek, telefilmes e minisséries, baseadas nas obras do autor, além de cinco filmes que foram referência para seu trabalho.

As sessões irão acontecer de forma presencial e on-line, através da plataforma Darkflix, serviço de streaming do gênero de cinema fantástico.

Com ingressos a preços acessíveis (R$ 10 a inteira) para as sessões presenciais e acesso gratuito para as sessões on-line, a programação conta, ainda, com debates, lives, palestra e masterclass com profissionais convidados, além de sessões com acessibilidade (libras, legenda descritiva e audiodescrição). O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, e conta com curadoria de Breno Lira Gomes e Rita Ribeiro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nesta mostra, o público, especialmente os fãs do autor, terá a oportunidade de debater a obra de Stephen King, discutir sobre o seu processo criativo e analisar as adaptações de seus livros para o cinema e televisão. Além disso, as exibições também pretendem estimular a leitura, já que a grande maioria dos filmes que compõem a seleção é baseada nos livros de King.

De acordo com Rita Ribeiro, curadora da mostra, em suas obras e em seus escritos acadêmicos, King reafirma a influência da literatura e do cinema. Portanto, promover uma mostra que apresente exemplares de sua filmografia e adaptações para a TV é realizar um passeio pelos terrores que assustam o homem do século XXI.

“A mostra é também uma oportunidade para se discutir o poder das adaptações literárias para o cinema e a televisão. De como podem ser um sucesso garantido ou um fracasso devastador. Nem sempre os filmes adaptados garantem o seu sucesso tendo como parâmetro a vendagem dos livros”, pondera.

Debate – Na programação haverá um debate presencial sobre a adaptação das obras de Stephen King para o cinema com o crítico de cinema Marcelo Seabra, o jornalista Fernando Tibúrcio e os curadores Rita Ribeiro e Breno Lira Gomes.

Já o debate “A Literatura de Terror no Cinema” será realizado no formato on-line, com transmissão ao vivo via canal da BLG Entretenimento no YouTube, com a tradutora dos livros de King, Regiane Winarski, o editor do site stephenking.com.br Edilton Nunes, além dos curadores. 

A masterclass “O Horror que nos Rodeia: Literatura para o Cinema”, ministrada por Rita Ribeiro, tem como objetivo percorrer a trajetória do horror, investigando as influências de Stephen King, suas contribuições para o gênero e as adaptações de suas obras para a TV e o cinema. Será presencial, gratuito, com retirada de ingressos via Eventim.

A curadora irá proferir ainda a palestra “O terror na literatura”, também em formato on-line, com inscrição gratuita via plataforma Sympla. “Stephen King é um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração.

A mostra pretende desvendar o fascínio exercido por esse escritor, que teve mais de 350 milhões de livros vendidos e conquistou os principais diretores de Hollywood, que levaram adaptações de suas obras para as telas, entre eles Stanley Kubrick, Brian De Palma, John Carpenter e David Cronenberg”, comenta Breno de Lira Gomes, curador da mostra.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas