Variedades

CCBB BH sedia mostra “Portinari Raros”

A mostra híbrida reúne cerca de 200 obras do artista no formato físico e digital, sendo algumas pouco vistas ou nunca antes expostas
CCBB BH sedia mostra “Portinari Raros”
CCBB Educativo tem programação especial de férias | Crédito: CCBB BH/ Divulgação

O CCBB BH (Praça da Liberdade, 450) recebe hoje a exposição “Portinari Raros”, de Candido Portinari (1903-1962), um dos mais célebres artistas brasileiros de todos os tempos. A mostra híbrida, como bem definiu o curador Marcello Dantas, reúne cerca de 200 obras do artista, no formato físico e digital, sendo algumas pouco vistas ou nunca antes expostas.

“Associado a certos matizes de cor e a um conteúdo figurativo levemente geométrico, existe um “estilo Portinari” que se fixou no imaginário popular brasileiro. Poucos tiveram a oportunidade de se impressionar com o conjunto de técnicas e linguagens que atravessam a diversidade de sua obra, revelado em imagens tridimensionais, abstratas e realistas. Para trazer à tona esses aspectos mais raros de sua produção, desenvolvemos alguns eixos, como sua paixão pela fauna e pela flora, imagens de sua infância, seu flerte com a abstração e a fascinação que teve, no final de sua vida, pela imagem simbólica de uma indígena Carajá, além da sua incursão nos palcos, assinando cenários e figurinos para o balé Iara”, afirmar Dantas.

A mostra, que ocupará o terceiro andar e o pátio do CCBB BH, será composta por distintos núcleos: “Cidade Imaginária”, “Cores de Portinari”, “Cronologia de Portinari”, “Paisagens”, “Fauna”, “Gráfica”, “A Maria de Portinari”, “Infância”, “Todos por um”, “Projeto Portinari”, “Desenhos”, “Carajá”, “Balé Iara”, “Fora de Série”, “Flores” e “Portinari Imensos”.

A apresentação “Portinari Imensos” oferece ao visitante uma experiência imersiva pelas pinturas de Portinari, acompanhada de trilha sonora original e desenvolvida através de cinco módulos temáticos do universo estético do artista: Brasil de Portinari, Guerra e Paz, Infância e Arte Sacra. A apresentação será realizada em horário noturno, diariamente, nas paredes do pátio do CCBB BH, conforme programação a ser oferecida no site e nas redes sociais da instituição. A exposição poderá ser vista até 7 de agosto, de quarta a segunda-feira, das 10h às 22h.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas