CCBB celebra 100 anos de Clarice Lispector

Em “Na Sala com Clarice”, Odilon Esteves reúne obras que compõem um panorama das múltiplas facetas de Clarice Lispector, incluindo narrativas em que podemos perceber a própria autora em diferentes fases da vida. A cada sessão, o ator oferece ao público 15 opções textos para cinco serem escolhidos e apresentados na sequência on-line da sala do Odilon para a sala do espectador.
A proposta do projeto é apresentar alguns dos textos da Clarice Lispector na íntegra, oralizando a palavra escrita com vistas a potencializar o encontro desta com o público. O espectador é munido de ferramentas para acessar outras camadas da obra de Clarice, praticamente sem cortes no seu original. Os elementos oferecidos ao espectador se alternam a cada rodada de apresentações, para estimular as escolhas: leitura de pequenos trechos; apresentação das sinopses; exposição de objetos relacionados aos textos, sem que o público conheça sequer seus títulos.
“Eu interpretei quase todos os textos que selecionei, com exceção de dois que, curiosamente, não foram solicitados nenhuma única vez pelo público: “O homem que apareceu” e “E o não entender”. Estou surpreso e feliz com o resultado da primeira temporada do projeto. Mais de 2.500 pessoas assistiram ao espetáculo até agora. As expectativas para as apresentações em janeiro são grandes”, diz Odilon Esteves.
As transmissões são gratuitas e acontecem pela plataforma Zoom, com duração de 60 a 90 minutos, variando em função dos textos escolhidos pelo público. A segunda temporada segue até o próximo dia 31, sempre aos sábados às 20 horas e domingos às 19 horas. No dia 29 (sexta-feira), às 20 horas, haverá sessão especial com intérprete de libras.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Palestras – Além das apresentações, o projeto propõe um ciclo de palestras sobre Clarice Lispector com abordagens que aprofundam a leitura e a análise de sua obra. “Clarice: a casa, a terra é o céu” será o tema da abordagem der Maria Homem, no próximo dia 25, às 19 horas. Ela é graduada em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado da Universidade Paris VIII, e doutorado em teoria literária e literatura comparada pela USP. Tem experiência na área de psicanálise, cultura e estética, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, literatura, cinema e subjetividade. As palestras são gratuitas e os ingressos retirados pelo Sympla.
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) começou as comemorações do centenário de Clarice em março de 2020 com a estreia, no Rio de Janeiro, do musical “A Hora da Estrela – O Canto de Macabéa”, protagonizado por Laila Garin. Uma semana depois, a temporada teve que ser suspensa em função do isolamento físico. Para não dar uma pausa a essa comemoração tão importante, “Na Sala com Clarice” chega para uma celebração via streaming.
“O CCBB sempre fomentou novos formatos, sabe da importância disso. Como espectador e frequentador deste espaço vi a renovação acontecer muitas vezes. Além disso, a celebração do centenário de Clarice Lispector não podia parar. Na Sala com Clarice continua a festa começada com O Canto de Macabéa e, segundo o próprio CCBB, este musical voltará à cena em 2021, quando as condições sanitárias permitirem”, comenta Odilon.
Ouça a rádio de Minas