Variedades

CCBB Educativo lança quatro atividades

CCBB Educativo lança quatro atividades
Crédito: Túlio Márcio/Divulgação CCBB

O #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, lança quatro atividades por semana na plataforma http://www.ccbbeducativo.com, tornando-a cada vez mais rica e plural. O projeto teve início no mês de maio e está previsto para seguir durante todo o período necessário de conscientização, cuidado e superação.

As contações de histórias do projeto “Historietas” e os processos de experiência e pesquisa a partir de atividades lúdicas do “Lugar de Criação” são opções de entretenimento educativo para crianças e adultos.

Com foco em educadores, mas também para interessados em arte e cultura em geral, há os cursos “Transversalidades “, que abordam temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas.

Quem gosta de exposição tem também diversas opções na seção do “CCBB Em Casa “: “Visitas Mediadas” por educadores às exposições que estão em cartaz nos quatro CCBBs, mas que desde março estão com visitas presenciais temporariamente suspensas; “Visitas Patrimoniais” aos prédios históricos dos quatro centros culturais; e o “Com a Palavra”, projeto que faz visitas mediadas às exposições que aconteceram nos CCBBs conduzidas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos com o intuito de abordar cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

O objetivo do Centro Cultural Banco do Brasil, que suspendeu temporariamente as atividades presenciais em suas quatro unidades (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) em março deste ano, é continuar proporcionando cultura, arte e educação, agora por meio de conteúdos digitais, com a característica de não haver restrições geográficas, já que as atividades oferecidas nesse formato podem ser acessadas em qualquer parte do Brasil e do mundo.

“Lugar de Criação” – Já estão no ar diversas atividades direcionadas às crianças e suas famílias: o lightpainting, uma técnica criativa de pintura que utiliza apenas a luz; Stopmotion, que incentiva a criação uma animação usando a técnica a partir de materiais disponíveis em casa; Fantoches, bonecos falantes com restos de tecidos e acessórios coloridos; e “Mensagem Indecifrável”, onde os pequenos podem criar um novo alfabeto utilizando antigos textos egípcios; Desvendando Sombras, atividade feita a partir da observação das diferentes formas que os objetos fazem no chão, nas paredes e até mesmo no teto.

Além disso, também está disponível no site, a atividade “Livro de Receitas de Festa Junina”, que traz uma lista de receitas de doces e salgados típicos dessa época do ano, feitos com milho, um dos principais ingredientes – pipoca, milho verde, pamonha, curau, entre outros; “Minha Gazeta”, onde a família pode se organizar para pensar como é feito um jornal, com notícias quentes da sua casa e cidade; e o “Historietas Malucas”, que propõe às famílias que inventem histórias malucas, a partir de objetos que disponíveis em casa.

Também já está disponível a atividade “Metamorfose-me” que incentiva as crianças a perceberem que existem várias formas de desenhar o corpo humano, a partir de desenhos, recortes e colagens. Para conhecer outra forma de imprimir que não seja usando a impressora, a atividade Monotipia, uma técnica simples que une desenho e pintura.

Historietas – Ao acessar a plataforma, o público pode acessar as seguintes histórias – e esperar novos lançamentos toda semana. A artista visual Lia Chaia conta a história “Terra Vida”, com imagens e sons partindo de temas como a mitologia de Gaia. “Família Mobília”, a saga de uma família muito original, formada por móveis de uma residência, é contada por Tatiana Blass. Também está disponível a história “Vamos Passear”, aprendida com a Ana Tatit e a Maristela Loureiro, narrada pelo grupo Serelepe, que convida as pessoas a passearem com ele por diferentes situações imaginárias, em que há perigo e desafios.

“Duas Fábulas Fabulosas” são narradas pelos artistas Leo Ladeira e Gustavo Gaivota: Em O “Bicho Folharal”, a onça pintada é tão linda que parece uma pintura. Mas, o macaco resolveu cutucar a onça e dizer ela tinha as pernas curtas. “O Lobo-Guará e o Urubu” narra a historia do lobo-guará que foi desafiado a cantar. A escritora e narradora Kiara Terra conta a história “O Gigante e a Cadeirinha”, inspirada em um conto que escreveu com sua filha, Thereza, sobre um gigante que amava muito sua pequena cadeirinha.

A história “Construção Infinita” narrada pelo artista plástico Guilherme Teixeira, apresenta uma figura solitária que caminha por paisagens labirínticas e, aos poucos, descobre que é capaz de transformar as coisas à sua volta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas