Variedades

CCBB traz inéditas de Pixinguinha a BH

CCBB traz inéditas de Pixinguinha a BH
Crédito: Divulgação

A BB Seguros traz ao Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte uma seleção de 26 obras inéditas de ninguém menos que o genial Pixinguinha, um dos músicos mais completos que o Brasil já produziu. O espetáculo Pixinguinha como Nunca terá três apresentações no CCBB BH hoje (29), amanhã  (30) e domingo (1º), com direção artística do ator e cantor Marcelo Vianna, neto de Pixinguinha, direção musical e arranjos do músico, produtor e pesquisador Henrique Cazes e direção executiva de Lilian Barretto.

Henrique Cazes, com seu cavaquinho, estará à frente do Sexteto do Nunca, conjunto instrumental completado por Marcelo Caldi (sanfona), Carlos Malta (flauta e sax), Silvério Pontes (trompete e flugelhorn), Marcos Suzano (percussão) e João Camarero (violão de 7 cordas). Em participação especial, Marcelo Vianna. Amanhã, antes do espetáculo, às 17h, haverá um bate-papo com os músicos sobre o modo composicional de Pixinguinha e como os arranjos foram pensados para quais instrumentos.

“Os arranjos dão ênfase à perene modernidade do gênio do choro”, explicou Cazes, que procurou contemplar a grande riqueza rítmica da obra de Pixinguinha na escolha do repertório. A seleção das obras inéditas que estão no programa do espetáculo segue a panorâmica de gêneros que Pixinguinha abordou: choro, samba, polca, tango, o choro mais dolente, todo um arco com as composições dos anos 1910 até 1960.

A descoberta das inéditas é o resultado de uma cuidadosa pesquisa no acervo do compositor, encampada no ano 2000 pelo Instituto Moreira Salles, que se somou em 2017 à varredura no material em posse de outros compositores e instrumentistas. O resultado trouxe à luz mais de 50 músicas jamais gravadas – algumas, apenas tocadas em transmissões radiofônicas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 “Na verdade, falar em 50 inéditas nos parece, diria, uma subnotificação”, avisou Cazes. “Pixinguinha entregava partituras sem cópia para músicos amigos, por exemplo, assim como orquestrações ficaram dispersas; o baú ainda reserva surpresas”.

Marcelo Vianna ressaltou que essa é “uma nova chance de conhecer um dos maiores da música”. “Lido com esse acervo desde que me profissionalizei na música e no teatro, e tenho a percepção do herdeiro, mas também do brasileiro, com um orgulho infinito”.

Serviço

O show “Pixinguinha como nunca”, acontece hoje, amanhã e domingo, às 20h30, no CCBB BH (praça da Liberdade, 450, Funcionários). O bate-papo com os músicos será hoje, às 17h. Ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou no site da Eventim. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia para clientes BB, estudantes, professores, e pessoas acima de 60 anos). A duração é de 60 minutos e a classificação indicativa é livre.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas