Variedades

Cemitérios de BH e região terão programação especial e muita saudade no Dia das Mães

Data é a segunda mais procurada pelos visitantes, ficando só atrás do Dia de Finados
Cemitérios de BH e região terão programação especial e muita saudade no Dia das Mães
Bosque da Esperança Cemitério Parque deve receber 10 mil pessoas no domingo | Crédito: Bosque da Esperança Cemitério Parque

O Dia das Mães costuma ser marcado pela celebração de encontros e presentes, mas para quem já perdeu a presença da figura materna, a data também pode ser dedicada a homenagens, além de saudade. Por isso, alguns cemitérios de Belo Horizonte e região preparam uma programação especial para a data.

Um deles é o Cemitério Parque da Colina, no bairro Nova Cintra, região Oeste da Capital. No domingo (12), segundo o Grupo Zelo, administradora do cemitério, cerca de 1 mil de pessoas devem passar pelo local entre 7h e 17h, público 70% superior a um dia normal.

Ao longo de todo esse dia, haverá distribuição de rosas aos visitantes e equipes do cemitério estarão disponíveis para a realização de acolhimento e orientação do público aos jazigos. Já às 11h, uma missa será celebrada pelo administrador paroquial da Paróquia São Tarcísio, da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Manoel Godoy.

Já no Bosque da Esperança Cemitério Parque, localizado no bairro Jaqueline, em Venda Nova, um dos maiores cemitérios do Estado, a expectativa é de 10 mil pessoas visitando os túmulos e jazigos de seus entes queridos.

“Ao longo de toda a semana já estamos registrando um movimento acima do normal. Nosso estacionamento, por exemplo, possui 1 mil vagas à disposição de nossos clientes, além de uma floricultura disponível para aqueles que desejarem prestar homenagens às suas mães”, pontua a gerente de acolhimento do Bosque da Esperança, Renata Tostes Lemos.

Segundo ela, a programação especial já começa no sábado (11) com um curso gratuito de montagem de arranjos de flores para as famílias. O workshop terá início às 9h30, com duração de 1h30 e será ministrado pela renomada florista mineira Aline Paiva. Já no Dia das Mães, uma missa acontecerá às 9h, presidida pelo padre Ademir e acompanhada da orquestra de coro e músicos Nosso Pão. “Nos dois dias, o nosso horário de funcionamento será de 6h às 17h”, diz a gerente.

Florista mineira Aline Paiva vai ensinar as famílias a fazer arranjos para homenagem as suas mães, como forma de homenagem e de carinho | Crédito: Aline Paiva/Divulgação

Nos cemitérios públicos administrados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os locais estarão abertos para visitação de 7h às 17h. São eles:

  • Cemitério do Bonfim, no bairro Bonfim, região Noroeste;
  • Cemitério da Paz, no bairro Caiçara, região Noroeste;
  • Cemitério da Consolação, no bairro Jaqueline, região de Venda Nova;
  • Cemitério da Saudade, no bairro Saudade, região Leste.

Em Contagem e Nova Lima também haverá programação

Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Parque Renascer Cemitério e Crematório também terá a celebração de uma missa às 10h30, presidida pelo pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, padre José Fernando Melo. A celebração ainda será transmitida pelas redes sociais do cemitério. Segundo o gerente Daniel Pereira, o local ficará aberto das 7h às 17h e a estimativa é de receber aproximadamente 200 pessoas.

Na cidade de Nova Lima, também na RMBH, o Jardins Cemitério Parque terá no Dia das Mães, uma missa às 16h, presidida pelo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, padre Elisson Donizete. Após a missa, haverá a entrega gratuita de salada de frutas às famílias. Os serviços de lanchonete e floricultura estarão disponíveis no local.

Segundo a gerente geral do Grupo Jardins, Angélica Dutra, a estimativa é que 700 a 1 mil pessoas visitem o espaço entre 7h e 17h.

Conforme informado pelos cemitérios Jardins e Bosque da Esperança, o Dia das Mães é a segunda data com mais visitas aos túmulos, ficando atrás somente do Dia de Finados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas