Centro é palco da Virada Cultural

Viver o Centro e redescobrir a cidade. Este é o convite da Virada Cultural 2023 para o público vivenciar as múltiplas possibilidades que Belo Horizonte vai oferecer, durante 24 horas, com uma rica programação gratuita envolvendo cultura, entretenimento, esportes, gastronomia e intervenções urbanas. Com o tema “Virada Cultural de Todo Mundo”, a 8ª edição será realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Instituto João Ayres. O evento será realizado no sábado (19) e no domingo (20) e se integra ao programa do “Centro de Todo Mundo”, que busca qualificar a região central aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.
Serão 24 horas dedicadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras. A programação completa pode ser consultada no portalbelohorizonte.com.br/virada.
Neste ano, a programação da Virada Cultural tem como base cinco pilares: Patrimônio (com a valorização dos bens tombados, paisagem urbana e bens imateriais); Sustentabilidade (com ações ambientais, reciclagem e fomento à economia local); Vivência (com uma nova forma de circular pelo Centro da capital a pé); Diversidade e Inclusão (com ações e atividades que atendam a públicos diversos e que contemplem as pessoas em suas singularidades).
Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a parceria cultural do Sesc, a “Virada Cultural de Todo Mundo” contará com mais de 240 atrações no centro da cidade.
Serão seis palcos: Palco Sesc, na Praça da Estação; Palco Viaduto, localizado embaixo do Viaduto Santa Tereza; Palco Gramado e Palco Parque, ambos no Parque Municipal; Palco Praça Sete, na rua Carijós; e Palco Guaicurus, que fica na tradicional rua do hipercentro. Além de oito Percursos entre os Palcos: Circuito Parque, Edifício Central, Praça da Estação, Teatro Francisco Nunes, Espaço Cine, Pista de Patins, Museu da Moda (Mumo) e Mercado das Flores.
A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que a Virada Cultural é um evento marcado pela diversidade. “A Virada Cultural de Belo Horizonte é um momento especial para descobrir e redescobrir o hipercentro, essa joia da nossa cidade. A Virada de 2023 foi pensada para oferecer ao público uma programação cultural plural, esportes urbanos, lazer e entretenimento. É uma Virada que incentiva o olhar sobre o patrimônio cultural, a produção artística local, a cena contemporânea, os movimentos culturais que já ocupam o Centro, como o hip-hop, o samba, a música eletrônica, o soul e a gastronomia, além da sustentabilidade, em parceria com quem já faz o dia a dia desse lugar especial, porque o Centro é de todo mundo e é de cada um”, ressalta.
Ouça a rádio de Minas