Centros culturais festejam Carnaval

A partir deste mês, os equipamentos do setor cultural da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) oferecem uma série de atividades especiais para celebrar o Carnaval em todas as regionais da cidade. A programação conta com shows, exposições, oficinas, bailes infantis e cortejos de blocos. As atividades acontecem em 14 centros culturais descentralizados, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado e no Teatro Francisco Nunes. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.
Além de oficinas que ensinam a fazer maquiagem, a produzir máscaras, fantasias, adereços e estandartes, também é possível aprender a batucar em oficinas de percussão e a dançar, além de participar de bailes e desfiles. A programação também é potencializada com atrações do Circuito Municipal de Cultura, projeto estratégico da PBH, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
Para a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, animação é o que não vai faltar em Belo Horizonte no carnaval e, especialmente, no pré-carnaval. “A parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Belotur vai ampliar as atividades disponibilizadas ao público ao ocupar todas as regionais da cidade. Serão ações lúdicas e formativas, de forma descentralizada, garantindo a alegria para todos. Trata-se de uma política pública da Prefeitura que prepara a cidade para a celebração do Carnaval, que atende a uma vasta cadeia produtiva em total sintonia e apoio aos blocos e demais personagens dessa grande festa”, ressalta Eliane Parreiras.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca ainda o valor do Carnaval dentro das ações de salvaguarda do patrimônio cultural e memória da cidade. “É importante ressaltar que também a memória das festas populares estão no foco da Prefeitura com a realização dos inventários, ainda em 2023, dos Samba e do Carnaval de Belo Horizonte”, afirma Luciana Féres.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Entre os destaques da programação estão o Circuito de Carnaval nos centros culturais com ações formativas, apresentações, bailes e espetáculos, como aulas de samba, oficina de pandeiro, entre outras atividades. O público participante aprenderá e acompanhará, por exemplo, o processo de confecção de algumas peças, desde os adereços simples próprios do carnaval, fáceis de fazer, até os elementos que compõem os figurinos e estandartes leves e de baixo custo, típicos dos blocos de rua.
O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado receberá o Bloco “Chega o Rei: Roberto Carlos em ritmo de carnaval”, no projeto Quinta no Raul (16 de fevereiro), com sucessos do cantor Roberto Carlos. Já o Teatro Francisco Nunes será palco do show infantil “Pontinhos de Amor”, com a sambista mineira Aline Calixto (05 de março), no projeto Música de Domingo.
Ouça a rádio de Minas