‘Chefs contra o Câncer’ celebra 10 anos em prol da solidariedade

Tradicional celebração da gastronomia em prol da vida, o “Chefs Contra o Câncer” está completando dez anos em 2024 em uma edição especial que homenageia a Cozinha Mineira. O jantar beneficente será realizado no Complexo CentoeQuatro, no dia 26 de novembro, em prol da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape), referência nacional no acolhimento a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e outras doenças não-infecciosas. Para esta edição, a Cape convidou sete grandes nomes da cozinha mineira que simbolizam tanto o clássico como o contemporâneo, para criar uma experiência rica e muito representativa da cultura alimentar do Estado.
Do lado tradição, estão herdeiros de legados fundamentais para a consolidação e disseminação da cozinha de Minas: as chefs Márcia e Elzinha Nunes, filhas da saudosa Dona Lucinha, e o chef Flávio Trombino, nome à frente do Restaurante Xapuri, que foi fundado por sua mãe, a Dona Nelsa. Já representando a inovação, vão participar os premiados chefs Leonardo Paixão, do Glouton; Caio Soter, do Pacato; Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis; e Victor Hugo Zuliani, das cozinhas do Montê e Terraço Niê.

O jantar ainda terá harmonização de vinhos assinada pelo sommelier e chef Rodrigo Fonseca, do Taste-Vin e, embalando a experiência, um show exclusivo da cantora Mariana Sobreira. Também está confirmada uma exibição do documentário “Três Marias”, dirigido por Lorena Martins, e que retrata as matriarcas da culinária mineira: Dona Lucinha, Dona Nelsa e Maria Stella Libânio.
Os convites para o “Chefs Contra o Câncer” já estão disponíveis por uma doação de R$1000, que é totalmente revertida para a manutenção das atividades da Cape. “Em cada edição do ‘Chefs Contra o Câncer’ reunimos um grupo importante na gastronomia nacional para preparar um jantar inédito que é sempre surpreendente. Esta edição é ainda mais especial porque reverencia a cultura do nosso Estado e propõe essa mistura de tradição e inovação que sempre foi a cara de Minas. E o mais importante: é um momento inesquecível de solidariedade, amor ao próximo e que apoia centenas de crianças e adolescentes que vivem um momento muito difícil”, salienta a superintendente da Cape, Mônica Araújo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para garantir o convite solidário, o link pode ser acessado diretamente no Instagram @capebh. Quem quiser mais informações, o telefone é (31) 31 3401 8000.
Atuação multidisciplinar
Desde 2013, a entidade atua recebendo jovens em tratamento contra o câncer e outras doenças não-infecciosas, e suas famílias, com apoio psicológico e social individualizado, orientação nutricional, fonoaudiologia, fisioterapia, acupuntura, ensino reconhecido pelo MEC, cursos de artesanato, oficinas de informática, palestras, dentre outras atividades culturais e de entretenimento. Além de cinco refeições diárias, há leitos com acompanhantes, lavanderia e transporte. Em quase 11 anos de atividade, mais de 1.200 mil crianças e suas famílias já foram assistidas.
“Na Cape, aprendemos, dia após dia, que o que vale é a vida”, finaliza a superintendente.
Ouça a rádio de Minas