Saiba quais são os principais benefícios do chocolate

O chocolate é celebrado em todo o mundo durante as festividades de Páscoa e ainda tem um dia inteiro dedicado a ele: o 7 de julho, conhecido como Dia Mundial do Chocolate.
Esta delícia, presente em várias receitas da baixa e da alta gastronomia, também pode trazer vários benefícios para a saúde, além de contribuir com a economia.
O mercado de chocolate movimenta US$ 100 bilhões ao ano em vendas no varejo em todo o mundo e cerca de 7 milhões de toneladas de produto, segundo o “Estudo de Competitividade do Cacau e Chocolate no Brasil: Desafios na Produção e Comércio Global“, publicado em 2018 pelo governo federal.
Neste artigo, destacamos os principais benefícios que o cacau, matéria-prima do produto, pode proporcionar para a saúde das pessoas.
Como medir os benefícios do cacau para a saúde?
Para que o consumo do chocolate seja consciente e saudável, é necessário estar atento à concentração de cacau, que pode variar de chocolate para chocolate.
Quanto maior a concentração de cacau, como é o caso do chocolate amargo e meio amargo, maiores são os benefícios para a saúde.
Além disso, quanto mais limpa for a lista de ingrediente de um chocolate, melhor ele é para nossa saúde. Portanto, quanto mais alto for o teor de cacau e mais puro for o chocolate, maiores serão os benefícios.
“Isso significa que quanto menos misturas, quanto menos ingredientes adicionados, melhor. Isso a gente encontra em chocolate a partir de 70% cacau, porque isso significa que 70% daquele chocolate é cacau puro”, explica a nutricionista Fernanda Larralde, parceira da rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva Bio Mundo.
Quais os melhores momentos para consumir chocolate?
Existe um melhor momento para consumir chocolate? Fernanda Larralde diz que não existe um horário específico. “Eu digo sempre que o melhor horário é o horário que dá vontade. Então se a pessoa quer depois do almoço, a gente coloca ali depois do almoço”.
Mas ela conta que, em algumas situações, existem pacientes que sentem muita vontade de comer chocolate no final do dia, devido à queda da produção da serotonina, que é o hormônio do bem-estar. Essa queda, segundo a nutricionista, costuma ocorrer por volta das 16h30 e 17h.
“São pessoas que têm o comportamento neste horário de desejar muito doce. Então eu aproveito esse momento para trazer esse chocolate como opção, porque acalma a pessoa, traz um benefício e aquilo vai aliviar a vontade de doce e até para deixá-la feliz e satisfeita porque é gostoso, principalmente, para quem gosta de chocolate”.
Qual a melhor maneira de consumir chocolate?
Já sobre a maneira correta de consumir o chocolate, a nutricionista diz que o ideal seriam duas colheres de chá de cacau em pó por dia ou 40g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de três quadrados, para obter os benefícios.
Ela também cita a utilização do cacau em preparações como o Chococate, que combina o cacau com o abacate e a banana (veja a receita ao final do texto).
Afinal, quais os principais benefícios do chocolate?
Entre os principais benefícios do chocolate, a nutricionista destacou a melhora do humor e do sono e o fato dele contribuir para o controle da hipertensão arterial.
No primeiro caso, isso ocorre porque o chocolate possui uma substância que se chama triptofano, que é um aminoácido, muito presente no cacau. “Se a pessoa faz o consumo de cacau sabendo colocar esse na rotina, ela ajuda na melhora da produção da serotonina da melatonina, consequentemente melhor é o humor e sono”, esclarece.
O chocolate ainda conta com outra substância chamada teobromina, que é vasodilatadora. Portanto, ela protege o coração, aumenta o fluxo de sangue e é excelente no controle da hipertensão arterial.
A especialista também fala da correlação entre esses benefícios e a concentração de cacau. “Quanto mais cacau presente no chocolate, maior a concentração desses nutrientes. É isso que faz justamente a diferença do chocolate 70%, 75% e 80%. Porque quanto mais cacau, mais benefício”, afirma.
Fernanda Larralde também é especializada em Saúde da Mulher e ressalta os demais benefícios ligados ao fator psicológico e emocional que o chocolate pode proporcionar. “Imagina uma mulher na TPM, que tem uma questão hormonal envolvida e você dizer para ela o seguinte: ‘não sofra, coma o chocolate que você quer’. Isso é bom demais”, declara.
Outros benefícios citados por ela foram a melhora da circulação sanguínea e a regulação do açúcar no sangue.
Receita do Chococate
Ingredientes:
- Meio abacate maduro;
- Meia xícara (chá) de uvas passas pretas;
- Duas colheres (sopa) de Cacau em pó;
- Uma banana média;
- Nibs de cacau (opcional).
Modo de preparo:
- Em um liquidificador ou processador, bata todos os ingredientes até formar um creme homogêneo;
- Distribua em copinhos de sobremesa e leve para gelar por cerca de 2 horas. Se desejar, coloque por cima nibs de cacau e folhinha de hortelã.
Ouça a rádio de Minas