Cia. de Dança Palácio das Artes é atração

Conexões e reflexões são palavras que definem o V Simpósio Internacional de Dança – SID Conexões, que acontece até domingo (11), em Belo Horizonte, e tem parte de sua programação realizada no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Como uma das principais atrações do evento, a Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) leva ao palco, na quinta-feira (8), às 19h, a coreografia “(in)tensões”. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Adaptada para o palco italiano, a montagem do trabalho foi concebida coletivamente em 2019 a partir de experimentos e reflexões acerca de cenas de espetáculos CDPA, em que o protagonismo do trabalho era do elenco masculino do corpo artístico. Partindo dessa configuração, o elenco feminino estruturou a direção da intervenção tendo como ponto de referência as reflexões: Como você vivencia um conflito?
uais são os pontos seguros em que você se apoia? E quais são os pontos frágeis? Respondendo aos questionamentos, os artistas criaram uma situação de jogo, tensionando o corpo, o espaço, o movimento e as ações internas que relacionam o tempo e a percepção de si mesmos. Para a apresentação desta quinta-feira (8), a CDPA reconfigurou a coreografia de “(in)tensões” e vai levar os elencos masculino e feminino para o palco do Grande Teatro.
Idealizado por Elaine Reis, gestora cultural e artista da dança, com mais de 30 anos de atuação no mercado, o SID tem a proposta de promover encontros entre pessoas que estão envolvidas com a dança num contexto geral, como professores, críticos, diretores de escolas, empresários da dança e toda a cadeia produtiva que atua neste segmento, como iluminadores, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, gestores, produtores e fornecedores.
São diversas redes de conexões, que crescem e se multiplicam de forma exponencial, a cada edição deste importante evento, considerado um dos mais esperados encontros de dança do Brasil.
O tema do evento, “Transpondo Barreiras e Construindo Pontes Através da Dança”, vem reforçar a necessidade de se promover e fomentar, numa ação conjunta, sem barreiras, a formação, a capacitação, os diálogos e as políticas culturais para a dança, no País.
Reunindo importantes nomes da dança do Brasil e de países da América Latina, América do Norte e Europa, o SID 2023 traz mais de 60 atividades, levando, a cada um dos inscritos, os melhores profissionais do ensino, da performance, da gestão e da produção.
Referência
A Cia. de Dança Palácio das Artes, reconhecida como uma das mais importantes companhias do Brasil, é uma das referências na história da dança em Minas Gerais. Foi o primeiro grupo a ser institucionalizado, durante o governo de Israel Pinheiro, em 1971, com a incorporação dos integrantes do Ballet de Minas Gerais e da Escola de Dança, ambos dirigidos por Carlos Leite – que profissionalizou e projetou a Companhia nacionalmente.
O grupo desenvolve hoje um repertório próprio de dança contemporânea e se integra aos outros corpos artísticos da Fundação – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais – em produções operísticas e espetáculos cênico-musicais realizados pela Instituição ou em parceria com artistas brasileiros.
A companhia tem a pesquisa, a investigação, a diversidade de intérpretes, a cocriação dos bailarinos e a transdisciplinaridade como pilares de sua produção artística. Seus espetáculos estimulam o pensamento crítico e reflexivo em torno das questões contemporâneas, caracterizando-se pelo diálogo entre a tradição e a inovação.
Ouça a rádio de Minas