Variedades

Três cidades de Minas Gerais estão entre as 10 mais cervejeiras do Brasil; veja a lista

Pelo segundo ano consecutivo, Minas é o terceiro principal mercado cervejeiro do País, com 235 fábricas
Três cidades de Minas Gerais estão entre as 10 mais cervejeiras do Brasil; veja a lista
Crédito: Nathália Segato/Adobe Stock

Nova Lima, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Estas três cidades mineiras estão na dianteira do mercado cervejeiro de Minas Gerais e do Brasil. Elas se destacam na quantidade de fábricas de cerveja em uma comparação nacional com as dez maiores na cadeia produtiva.

O levantamento referente ao ano de 2023 foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e publicado no Anuário da Cerveja 2024, divulgado nessa quarta-feira (8). As pesquisas reúnem todas as informações sobre o tema no País.

Elencadas na lista das Top 10 do Brasil, Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), surge em quinto lugar no ranking, seguida por Belo Horizonte na sexta posição, e Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata, em sétimo lugar. Juntas, elas somam 64 plantas produtivas em atividade no Estado, representando 27,2% do total de unidades produtivas de cerveja em Minas Gerais.

Apesar dos bons números das cidades mineiras, a cidade de São Paulo é a que lidera o ranking nacional, com o maior número de cervejarias em operação por cidade, considerando a marca de 59 fábricas ativas, o que corresponde a 14,9% dos estabelecimentos presentes no estado paulista.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Confira o Top 10 de cidades com mais cervejarias:

  1. São Paulo (SP) possui 61 estabelecimentos com 14,9% das cervejarias em solo paulista;
  2. Porto Alegre (RS) possui 43 fábricas com 12,8% das cervejarias em território gaúcho;
  3. Curitiba (PR) possui 26 estabelecimentos com 15,2% do volume de fábricas do ramo no estadual;
  4. Caxias do Sul (RS) conta com 23 estabelecimentos e 6,7% do setor de cervejas gaúcho;
  5. Nova Lima, na RMBH, com 22 fábricas e 9,4% das cervejarias em solo mineiro;
  6. Belo Horizonte tem 21 fábricas e 8,9% das cervejarias de Minas;
  7. Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 21 estabelecimentos e também 8,9% das cervejarias mineiras;
  8. Blumenau (SC) contabiliza 18 fábricas de cerveja, representando 8% do número de cervejarias catarinenses;
  9. Sorocaba (SP) possui 18 plantas em operação, o que equivale a 4,4% das cervejarias em São Paulo;
  10. Brasília (DF) tem 17 fábricas, sendo elas o total do setor cervejeiro do Distrito Federal.
Em Juiz de Fora, cidade entre as 10 maiores cervejeiras do País, Padre Jonas Pacheco, da Congregação do Santíssimo Redentor, produz a cerveja Hofbauer | Crédito: Sandro Abritta

Minas é o terceiro maior mercado da cerveja

Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais é o terceiro principal mercado cervejeiro do Brasil. O Estado possui 235 fábricas, com 103 municípios com pelo menos uma cervejaria registrada, além de ser o único com três cidades presentes entre os dez principais municípios cervejeiros em nível nacional.

Com o maior mercado cervejeiro, São Paulo tem 410 fábricas, e 164 cidades com pelo menos uma unidade produtiva. Já em segundo lugar está o Rio Grande do Sul com 335 indústrias de cerveja, e 146 cidades com cervejarias.

Leia também: Padres redentoristas à frente de produção cervejeira na Zona da Mata

Mais cervejarias espalhadas no País

O anuário também aponta quem no ano passado, houve aumento da dispersão de estabelecimentos no Brasil, visto que em 2022 havia ao menos uma cervejaria registrada em 13% dos municípios brasileiros e, em 2023, 13,8%.

Quando avaliada a densidade cervejeira por unidade da Federação, o Rio Grande do Sul aparece em 1° lugar com 32.486 habitantes por cervejaria. Confira também o posicionamento dos outros estados:

  • em 2º lugar, Santa Catarina aparece com 33.824 habitantes por cervejaria;
  • em 3º, Espírito Santo com 46.753;
  • o Paraná aparece em 4º lugar com 66.926;
  • Minas Gerais surge na 5ª posição com 87.404 habitantes por cervejaria;
  • São Paulo, na 6ª posição, aparece com 108.320 pessoas por cervejaria.

Cajuri e Gonçalves têm a maior densidade cervejeira por município

Ainda segundo o estudo do Mapa, o Brasil possui uma cervejaria registrada para cada 109.952 habitantes. Isso representa um incremento de 10,9% na densidade cervejeira do País que, em 2022, era de 123.376 habitantes para cada estabelecimento.

Em Minas Gerais, por exemplo, as cidades de Cajuri, na Zona da Mata e, Gonçalves, no Sul de Minas, são as duas cidades que registraram a maior densidade cervejeira por município.

No caso de Cajuri, com seus 4.088 habitantes, a cidade conta com duas cervejarias, sendo cada marca para 2.044 moradores. Já em Gonçalves, com 4.736 habitantes, o município também com duas cervejarias, ou seja, uma marca para cada 2.364 pessoas.

No ranking geral, Cajuri aparece em 14º lugar e Gonçalves, em 19º. No topo está Linha Nova, cidade gaúcha, com uma marca para 842 pessoas. A cidade possui duas cervejarias para um total de 1.683 habitantes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas