Cidades mineiras participam do Dia Mundial da Criatividade; veja programação

O Dia Mundial da Criatividade, comemorado no próximo domingo, 21 de abril, está mobilizando quatro cidades de Minas Gerais com diversas atividades gratuitas, já a partir desta sexta (19). Com iniciativas como workshops, exposições, palestras, eventos esportivos, games e shows, a capital Belo Horizonte, a cidade de Itabira, na região Central, e Lavras e Varginha, no Sul de Minas, participam do maior festival colaborativo de criatividade do mundo.
O movimento, chamado World Creativity Day (WCD), é organizado pela World Creativity Organization (WCO), organização que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis.
Nas cidades onde acontecem o WCD, são oferecidas inúmeras experiências e performances para profissionais, empreendedores, estudantes e pessoas de todos os campos, com destaque para a área de economia criativa. Quem explica é o líder criativo do evento de Lavras, Rennan Campos:
“O objetivo é impulsionar o ecossistema de criatividade e inovação das cidades com base em pilares como aprendizagem, empreendedorismo e colaboração, sempre dentro da moldura do desenvolvimento sustentável”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O evento acontece no Brasil e no exterior. Por aqui são 55 municípios que participarão de forma simultânea e independente, sempre sob a tutela da WCO. Por meio da organização, são selecionados líderes que representam as cidades e ficam com a responsabilidade de executar o projeto.
A expectativa dos organizadores, de acordo com Campos, é que haja, em todo País, 50 mil participantes. Além das cidades brasileiras, o evento, neste ano, acontece também em Lisboa, Portugal.
Em Belo Horizonte, o local escolhido foi o “P7 Criativo“, no Centro. Serão ao menos 31 eventos no espaço, de acordo com Iara Vianna, líder do World Creativity Day na capital mineira.
“Teremos atividades incríveis e sobre diversas temáticas em BH. Vai ser um evento cheio de alegria, criatividade, inovação, sensibilidade e muitas oportunidades de aprendizados e trocas para todos que participarem”, diz.
Halisson Ferreira, líder do WCD em Itabira e professor de matemática e robótica na cidade, explica que Itabira participará pela primeira vez do WCD e valorizará, além da criatividade, a tecnologia: “A gente vai juntar todo o ecossistema e mostrar um pouco da criatividade de cada um. Teremos show, desfile, robótica”.
Já Malu Barros, líder do WCD de Varginha, explica que a cidade está dando enfoque para os agentes locais de inovação. “As atividades serão presenciais e on-line. Haverá palestras com temas que englobam desde diversidade e criatividade à empreendedorismo”, comenta.
Origem do evento de criatividade é brasileira
Criado no Brasil em 2014 por Lucas Foster, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação.
Desde então, foram realizadas mais de 4.000 atividades em 128 cidades de 19 países, com a participação de mais de 140.000 pessoas.
Ouça a rádio de Minas