Ficção científica invade o Cine Humberto Mauro

A ficção científica é uma via artística em que trafegam importantes reflexões sobre a humanidade e o universo. Por meio dessa perspectiva, o Cine Humberto Mauro promove a mostra “De volta para o futuro” e apresenta um panorama do gênero, destacando o desenvolvimento histórico e a pluralidade de estéticas e de narrativas. A programação, que traz, dentre outros filmes, “Godzilla”, de Ishirô Honda, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, de Steven Spielberg, e “Metrópolis”, de Fritz Lang, começa hoje e prossegue até 1º de agosto, no Palácio das Artes, e é gratuita.
Aproximadamente 50 filmes compõem a mostra, que exibe títulos representativos de todas as décadas da história do cinema. “Exibiremos desde clássicos, como ‘Viagem à Lua’, de Georges Méliès, até obras mais recentes, como a adaptação de ‘Duna’, por Denis Villeneuve. Essa seleção diversificada oferecerá ao público uma visão abrangente e cronológica da evolução do gênero e do cinema em si”, explica o gerente do Cine Humberto Mauro, Vitor Miranda.
A mostra traz três sessões do programa “História Permanente do Cinema” e leva ao público três filmes comentados por especialistas: “E.T. O Extraterrestre”, de Steven Spielberg; “Stalker” (foto), de Andrei Tarkovsky e “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, de George Lucas.
Para compor a programação, e proporcionar uma experiência envolvente e coerente aos espectadores, a curadoria planejou cada dia da mostra em torno de um eixo temático ou narrativo. O primeiro dia da mostra, por exemplo, ganhou o título de “Invasões e Invasores” e reúne obras que tratam de viagens espaciais, ou melhor, de viajantes especiais e das relações e interesses que eles desempenham em diferentes lugares do universo. “A proposta é criar elementos para que o público possa experienciar cada dia a partir de uma perspectiva específica e proporcionar um entendimento mais amplo sobre os filmes.
Trata-se de um meio de oferecer ao público não apenas uma programação coerente a cada dia, mas também uma experiência rica em conexões que muitas vezes ultrapassam o gênero que esses filmes, evidentemente, têm em comum. Ou seja, cada dia apresenta uma seleção de obras capazes de dialogar entre si, de crescer em conjunto”, explica Rodrigo Azevedo, produtor de programação.
Ainda segundo Azevedo, autores de ficção científica escrevem sobre futuros possíveis, passados imaginários, galáxias distantes, cenários diferentes dos quais estamos habituados. “Por meio dessa via, somos constantemente instigados a questionar nossas certezas, a explorar e a expandir as noções de tempo, de espaço, da memória, da sociedade, da tecnologia, da existência. Os realizadores desta vertente cinematográfica buscam criar um registro mais ou menos sub-reptício de impressões sobre o contexto e o momento em que concebem suas obras, demarcando nos trabalhos questões de base histórica”, pontua Azevedo.
Maratona das décadas – A maratona de filmes, já tradicional na programação de férias do Cine Humberto Mauro, condensa toda a ideia da mostra e apresenta ao público, nos dias 14 e 15 de julho, uma série de obras dispostas em ordem cronológica. “A maratona tem início com uma produção de 1902 e termina com um filme lançado em 2022, representando um ciclo de 120 anos de ficção científica no cinema”, detalha Vitor Miranda. Dentre os trabalhos que fazem parte da “Maratona das décadas” estão “De volta para o futuro”, de Robert Zemeckis, “Matrix (1999)”, de Lana Wachowski, “Donnie Darko” (2001), de Richard Kelly, “Mad Max: Estrada da Fúria“(2015), de George Miller, e os clássicos “Viagem à Lua” (1902), de Georges Méliès, “Frankenstein” (1910), de J. Searle Dawley e “O Médico e o Monstro” (1920), de John S. Robertson.
A mostra “De volta para o Futuro” traz uma sessão especial. O público do Cine Humberto Mauro vai poder escolher um filme para entrar na seleção do festival. A obra será exibida em 1º de agosto, último dia da programação. As sugestões devem ser enviadas por meio do formulário disponível no site www.palaciodasartes.com.br. O resultado será divulgado no dia 25 de julho no Instagram e no site do Palácio das Artes.
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