Variedades

Cine Santa Tereza exibe comédias

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site da Sympla
Cine Santa Tereza exibe comédias
Crédito: Ricardo Laf

O Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza) promove durante todo o mês de julho a mostra “Nuances da Comédia”, com um conjunto de filmes que reforçam o potencial que o gênero cômico tem de se renovar e de encontrar novas e diversificadas estratégias para entreter o público, seja no tipo de humor pastelão que gera risadas na audiência, na agudeza e na sutileza da sátira, ou ainda na irreverência da paródia. Entre as obras que serão exibidas, estão comédias que se mesclam a gêneros cinematográficos como o terror, o drama, a ação, a ficção científica e o musical. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site da Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões.

O filmes cômicos se misturam à própria história do cinema mundial. Marcada por certas convenções, a comédia é, no entanto, abrangente e maleável, sendo permeada e formando híbridos com outros gêneros cinematográficos, seja com o drama, como em “Licorice Pizza” (Paul Thomas Anderson, 2021, classificação 14 anos); com o thriller, como em Bela Vingança (Emerald Fennell, 2020, classificação 16 anos); com o musical, caso de “La La Land” (Damien Chazelle, 2016, classificação livre); ou ainda a ficção científica, como em “O Dorminhoco” (Woody Allen, 1973, classificação 12 anos). Na mostra, estas fronteiras narrativas e a versatilidade do gênero poderão ser conferidas em um mosaico divertido e eclético de filmes, que passeiam de obras clássicas à produções mais contemporâneas.

Dentre os filmes em cartaz, estão obras assinadas por diretores que se especializaram no gênero, como os irmãos Farrelly (“Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros”, 1994, classificação 12 anos); Mel Brooks (“S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço”, 1985, classificação livre); John Landis (“Os Irmãos Cara-de-Pau”, 1980, classificação 12 anos).

Outro conjunto de obras apresenta cineastas que flertaram com a comédia de forma muito bem sucedida, caso de nomes como Martin Scorsese (“Depois de Horas”, 1985, classificação 16 anos); Michel Gondry (“Rebobine, Por Favor”, 2008, classificação livre); Richard Linklater (“Escola do Rock”, 2003, classificação livre); os irmãos Joel e Ethan Coen (“O Grande Lebowsky”, 1998, classificação 14 anos); Tim Burton (“Os Fantasmas se Divertem”, 1988, classificação livre); e Spike Lee (“Infiltrado na Klan”, 2018, classificação: 14 anos).

A mostra traz também produções brasileiras, como “Saneamento Básico” (2007, classificação 12 anos), dirigido por Jorge Furtado, “O Cheiro do Ralo” (2006, classificação 16 anos), de Heitor Dhalia, e “O Palhaço” (2011, classificação 10 anos), com a direção e atuação de Selton Mello. Além disso, será possível assistir a filmes que são comédias clássicas dos anos 80, como “Um Tira da Pesada” (1984, classificação 12 anos), de Martin Brest; “Loucademia de Polícia” (1984, classificação livre), de Hugh Wilson; e “Corra Que a Polícia Vem Aí” (1988, classificação livre), de David Zucker.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas