Variedades

Cine Santa Tereza exibe “Sessão Terror”

Cine Santa Tereza exibe “Sessão Terror”
Crédito: Divulgação

No mês do Halloween, o Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza) promove a mostra “Sessão Terror” com filmes para crianças e adultos, até 29 de outubro. Ao todo, serão exibidos 20 longas-metragens, entre produções nacionais e internacionais. Os filmes exploram histórias de assombrações, fantasias, terror e medo que marcam o cinema de gênero e a atmosfera do Dia das Bruxas, data comemorada em outubro, que mobiliza tradições diversas ao redor do mundo. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema. Informações completas sobre a programação estão disponíveis no Portal da Prefeitura.

O horror e o medo são inspirações constantes no cinema de gênero, provocando uma mistura de sensações no espectador que variam de acordo com o propósito de cada realizador. São produções que evocam sustos, arrepios e risadas, assombrando e divertindo os espectadores.

Um gênero muitas vezes subestimado, o cinema de horror não passou despercebido para grandes mestres, como o polonês Roman Polanski, que fez história com seu “O Bebê de Rosemary” (1968), ou Stanley Kubrick e Brian de Palma que, a partir da obra de Stephen King, realizaram dois clássicos cultuados: “O Iluminado” (1980) e “Carrie, a Estranha” (1976). A prolífera obra do escritor Stephen King, considerado o mestre do terror, foi responsável por outras dezenas de produções do gênero e também é representada na mostra por mais duas adaptações: “Cemitério Maldito” (1989), da diretora norte-americana Mary Lambert e “It, A Coisa” (2017) do argentino Andy Muschietti, um dos filmes de terror de maior bilheteria de todos os tempos.

Outros realizadores se especializaram no gênero e imprimiram sua marca autoral, como o brasileiro José Mojica Marins, criador do personagem Zé do Caixão e considerado o pai do terror nacional. Serão exibidos seus filmes: “À Meia-Noite Levarei sua Alma” (1963) e “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967). O norte-americano Jordan Peele também marca presença por meio de seu premiado terror psicológico, que desconstrói estereótipos ao abordar questões sociais e políticas, como em “Corra” (2017) e “Nós” (2019).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Exorcismo, paranormalidade, vampiros, criaturas fantásticas, personagens mascarados, crianças suspeitas, todos estes que são temas típicos do gênero aparecem na mostra tematizados por grandes sucessos do passado e da atualidade. São eles: “Entrevista com o Vampiro” (1994), de Neil Jordan, “Invocação do Mal” (2013), de James Wan, “O Exorcista” (1973), de William Friedkin, “Um Lugar Silencioso” (2018), de John Krasinski, “A Morte Te dá Parabéns” (2017), de Christopher Landon, “A Profecia” (1976), de Richard Donner e “A Bruxa” (2015), de Robert Eggers.

A mostra “Sessão Terror” dedica também uma série de adoráveis animações dubladas, para a família toda conferir os talentosos trabalhos dos realizadores como Henry Selick, Sam Fell e Chris Butler, especializados no estilo stop-motion, e Tim Burton, conhecido pelos seus trabalhos repletos de excentricidade e estética gótica. São elas: “Noiva Cadáver” (2005), “Frankenweenie” (2012), “Paranorman”(2012) e “Coraline e o Mundo Secreto” (2009).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas