CineOP celebra 20 anos na preservação do cinema no País

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega à sua 20ª edição, em 2025, consolidada como o único evento no Brasil a tratar o cinema como patrimônio cultural assumindo o compromisso com a reflexão crítica, a luta pela salvaguarda da memória audiovisual, o diálogo com a educação e a articulação com agentes do Brasil e do mundo. Realizada desde 2006 na cidade histórica de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, a CineOP se distingue por seu formato pioneiro, estruturado em três eixos temáticos fundamentais: preservação, história e educação. A mostra é uma realização da Universo Produção, com programação totalmente gratuita. Este ano, será realizada desta quarta-feira a segunda-feira da próxima semana (25 a 30) em três espaços: Centro de Artes e Convenções da Ufop, Praça Tiradentes e Anexo do Museu da Inconfidência.
Sob o tema central “Preservação: a Alma do Cinema Brasileiro”, a edição comemorativa celebra duas décadas de uma trajetória dedicada à memória audiovisual, à reflexão crítica sobre a história do cinema nacional e à formação de novos públicos e educadores.
“Chegar à 20ª edição da CineOP é motivo de celebração e muito orgulho. É a consolidação de um projeto singular que nasceu com o propósito de tratar cinema como patrimônio e valorizar o cinema brasileiro em sua dimensão histórica, educativa e de preservação e transformou profundamente a forma como se pensa, vive e preserva-se o cinema brasileiro”. destaca a coordenadora-geral da CineOP, Raquel Hallak.
Em 20 anos, a CineOP exibiu mais de 2 mil filmes, de diversos estados e países, promovendo retrospectivas, estreias e curadorias temáticas que ampliam a visibilidade da produção brasileira em suas diversas fases, estilos e territórios. Além da programação de filmes, o evento oferece ações formativas, debates, rodas de conversa, lançamento de livros, promove, em edições anuais, o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, Encontro da Educação: Fórum da Rede Kino, exposição, Cortejo da Arte, Festa Junina, performances, shows musicais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Homenagens
Nesta 20ª edição, vai celebrar o humor das mulheres no cinema brasileiro e homenageia a atriz Marisa Orth, concede o Prêmio Preservação para o professor João Luiz Vieira e o Prêmio Cinema e Educação para a educadora Maria Angélica Santos.
A CineOP mantém uma forte ligação com a cidade de Ouro Preto, com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com a Associação Comercial e Industrial, lideranças políticas, empresariais, comunitárias e estabelecimentos comerciais. A cidade não é apenas o cenário da mostra – é parte integrante e essencial da sua identidade. Ouro Preto, com sua história, arquitetura e força simbólica, dialoga diretamente com o conceito de cinema como patrimônio, tornando-se o lugar ideal para esse encontro entre memória, arte, história e educação.
Toda a programação pode ser consultada no site ou pelo seguinte Instagram: @universoproducao
Ouça a rádio de Minas