“Circuito de Presépios” ocupa centros culturais

Embalado pelas manifestações da cultura popular de celebração do Natal, o “Circuito de Presépios” fecha a programação do Circuito Municipal de Cultura em 2022 com uma mostra para toda a família. A ação apresenta o resultado de oficinas formativas realizadas junto às comunidades do entorno de 11 centros culturais de Belo Horizonte. Gratuita e aberta ao público, a visitação acontece até o dia 6 de janeiro de 2023. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Instituto Odeon.
Visando promover a valorização, a preservação e a difusão dos presépios enquanto patrimônio cultural, a ação também incentiva a população a visitar esses importantes equipamentos culturais descentralizados. A atividade acontece nos seguintes centros culturais: Liberiano Alves de Oliveira, Urucuia, Bairro das Indústrias, Salgado Filho, Usina de Cultura, Pampulha, Jardim Guanabara, São Bernardo, Vila Fátima, São Geraldo e ZilahSpósito.O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 19h; e sábado, das 9h às 18h.
Foram ministradas, nos referidoscentros culturais geridos pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), oficinas de criação de presépios com materiais recicláveis e alternativos, direcionadas às comunidades locais. O desenvolvimento dos presépios é feito com a orientação de educadores de arte e patrimônio, seguindo conceitos como o reaproveitamento, a ressignificação e a reutilização de materiais de forma criativa.
Por meio da atividade formativa, o projeto busca fortalecer vínculos artísticos e comunitários a partir da integração entre pessoas de diferentes gerações e repertórios culturais, culminando em uma mostra para toda a família, que hoje integra o calendário de comemorações natalinas de BH.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura tem como objetivo promover a descentralização e a democratização do acesso a uma ampla programação artístico-cultural, atendendo a todas as regionais, valorizando e fomentando a produção cultural local dos diversos territórios da cidade. O Circuito Municipal de Cultura oferece programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. São realizados shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação.
Lançado em dezembro de 2019, o Circuito Municipal de Cultura mantém, nessa nova etapa, iniciada em julho de 2022, o compromisso de oferecer programação cultural plural, com atrações gratuitas para todas as faixas etárias, destacando a produção local em todos os seus territórios e manifestações. O Circuito já realizou 628 apresentações nos espaços públicos das nove regionais da cidade, alcançando um público de mais de 700 mil pessoas, e contou com a participação de mais de 3.700 trabalhadores, entre artistas, Mestres da cultura popular, produtores e técnicos, reforçando seu importante papel de fomento, principalmente no período da pandemia de Covid-19.
No ano de 2022, o circuito realizou mais de 150 ações, com público acima de 25 mil pessoas. Foram mais de 400 artistas envolvidos nesse período e acima de 500 agentes da cadeia produtiva contratados, com maior destaque para artistas e fornecedores da Região Metropolitana.de Belo Horizonte (RMBH).
Ouça a rádio de Minas