Circuito Gastronômico de Favelas acontece neste domingo (22) no Viaduto Santa Tereza, em BH

Belo Horizonte recebe, neste domingo (22), o Circuito Gastronômico de Favelas em edição especial de Natal, unindo culinária e cultura popular na cidade. O evento, que já está em sua 8ª edição, ocupa, pela primeira vez, o Viaduto Santa Tereza, em homenagem aos 95 anos deste tradicional ponto da cidade, localizado no bairro Floresta, região Leste da Capital.
Ao longo do dia, dez cozinheiros de diferentes comunidades periféricas da capital mineira vão apresentar suas receitas que refletem a diversidade, autenticidade e a riqueza das tradições gastronômicas das favelas.
Além disso, o circuito contará com uma programação cultural para toda a família com diversas atrações artísticas e área kids. A entrada é gratuita e o evento estará aberto ao público das 11h às 19h.
Durante o Circuito Gastronômico de Favelas, todas as receitas serão vendidas diretamente pelos chefs participantes, que receberam capacitação sobre gestão de negócios e técnicas de preparo de alimentos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Além de proporcionar uma plataforma para que os cozinheiros possam mostrar seu talento, o projeto é uma verdadeira celebração da cultura periférica de Belo Horizonte, uma oportunidade de promover o empreendedorismo e fortalecer a identidade das comunidades por meio da culinária. Este marco representa a identidade do local com o projeto, que a cada edição ganha novos espaços”, explica a idealizadora do evento, Danusa Carvalho.
Evento também promove novos nomes da gastronomia
O evento também é um espaço de capacitação para os chefs, com palestras, aulas práticas e convivência. A cada edição, o projeto contribui para a profissionalização e promoção desses chefs, oferecendo a orientação necessária para que possam iniciar e expandir seus próprios negócios.
O apoio vai além da formação culinária, com consultorias sobre como criar uma marca, atrair público e explorar novos canais de venda.
Culinária, ritmos e diversão
Além da gastronomia, o Circuito Gastronômico de Favelas conta com uma programação cultural vibrante. As atividades começam às 11h, com a área kids para as crianças, e o DJ Zubreu assume as pick-ups, com um set de hip-hop e música eletrônica.
Veja a programação completa:
- 11h – Atrações infantis
- 12h – Grafiteiros, pista de skate
- 13h – Samba da Meia Noite
- 15h30 – Duelo de MC´s
- 17h – Fabinho do Terreiro convida Batateria
- 19h – Cortejo com as baterias das Escolas de Samba de BH com: Batuqueiros, Mocidade Verde Rosa, – Mestre João Batista, Canto da Alvorada – Mestre Linguinha, Escola de Samba Cidade Jardim – Mestre Rei e Unidos do Guarani – Mestre Cassiano. O cortejo contará com as presenças do Rei Momo e da Rainha Momo. E cortejo com as presenças do Rei Momo e da Rainha Momo.
- DJ Thiagão durante todo o dia
Edição de verão acontece já no início de 2025
A primeira edição do Circuito Gastronômico de Favelas em 2025 será realizada após as festas de fim de ano, entre janeiro e fevereiro, abrindo o calendário com a edição especial de Verão.
Em maio, está previsto o lançamento da Casa da Gastronomia Social, por meio da ABC Favelas, associação fundada pelos cozinheiros em 2021. A ideia é disponibilizar um espaço para que eles possam receber capacitações, abrir vagas para novos cozinheiros, oferecer refeições a preços populares e produzir serviços de catering para eventos, como coffee breaks e recepções, além de produtos congelados, proporcionando mais estabilidade e geração de renda.
Ouça a rádio de Minas