Colecionismo: BH vai sediar Encontro de Filatelia e Numismática

Colecionadores de todo o País aportam em Belo Horizonte desta quinta-feira (21) a domingo (23) para o Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática 2024. O evento tem entrada franca no Hotel Royal Golden, na Savassi, e traz uma programação para os entusiastas do colecionismo com uma feira de comercialização de selos postais, moedas, células, medalhas, figurinhas de Copa do Mundo, tazos, cards de Ayrton Senna, carrinhos e todos os mais variados tipos de objetos colecionáveis. Também está confirmada uma exposição que explora fatos históricos do Brasil e do mundo a partir de cédulas, moedas, medalhas, postais e outros ítens especiais.
“São objetos de valor artístico e provas vivas da história. Por exemplo, teremos desde moedas da Grécia Antiga com mais de 2300 anos, até o primeiro selo postal da história, o inglês Penny Black, o primeiro brasileiro, chamado Olho de Boi, uma moeda canadense comemorativa ao falecimento da Rainha Isabel, e mais. Cada um marca seu tempo, com estética e simbologias muito específicas”, apresenta o co-organizador do encontro, Costantino Papazoglu, que também é filatelista.
Realizado semestralmente há mais de 10 anos, em Belo Horizonte, o Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática é o único do tipo na cidade e reúne mais de 30 expositores de diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e Sergipe. Cada stand tem tesouros garimpados de diversos tipos, tendo a filatelia e numismática como principais, porém com colecionáveis que vão muito além disso. É um evento para expansão de coleções e que também o colecionador pode levar itens para avaliação e possível venda ou troca com os expositores.
“São muitos os casos de pessoas que levam objetos herdados de algum ente querido ou que estavam esquecidos em alguma gaveta e se surpreendem quando descobrem que têm valor financeiro”, conta Papazoglu.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Filatelia e Numismática talvez sejam duas das áreas mais populares no colecionismo mundial, sendo uma responsável por estudar os selos postais, e a outra por moedas, cédulas e itens monetários. Ambas são importantes por pesquisar e explorar os contextos históricos e artísticos desses objetos, que são tidos como bens de valor cultural e educativo.
“Nosso Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática é importante para aproximar os aficionados por colecionismo e o público em geral. Além disso, é inegável o caráter educativo de cada ciência, pois, através das coleções, é possível conhecer e aprender sobre história, cultura, política, geografia, biologia, turismo e muitos outros temas”, finaliza a co-organizadora do evento e especialista em numismática, Luiza Capelli.
Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática 2024
Data: 21,22 e 23 de novembro
Horário: 9h às 18h
Hotel Royal Golden – Rua Rio Grande do Norte, 1015 – Savassi
Entrada gratuita
Ouça a rádio de Minas