Colóquio foca relação de Brasil e Portugal

Nas próximas quinta-feira e sexta-feira, a Academia Mineira de Letras (AML) apresenta o “Colóquio Brasil Portugal no Bicentenário da Independência”, realizado em parceria com o Consulado de Portugal em Belo Horizonte e o Instituto Camões. Na quinta-feira, às 19h30, ocorre aula magma “A Independência do Brasil no contexto das revoluções políticas modernas” com o professor vatedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Fernando Catroga (foto). Já na sexta-feira, às 19h30, será realizada mesa-redonda na qual o professor Fernando Catroga abordará o tema “A história como rito: historiografar e comemorar o passado: o exemplo de D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal”
No mesmo evento, a professora doutora Andréa Lisly Gonçalves, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), falará sobre “A contrarrevolução em Portugal e a independência do Brasil (1822-1834)” e o professor e escritor Luciano Mendes, da UFMG, falará sobre “Educação, Independência e Submissão”, com mediação do acadêmico e historiador Caio Boschi. A participação é gratuita.
Na aula magna “A Independência do Brasil no contexto das revoluções políticas modernas”, que acontece na quinta-feira, o professor Fernando Catroga confronta as teorias acerca dos conceitos modernos de soberania e focaliza os embates que eclodiram quando da emergência de consciência nacional brasileira. Ele também aborda a tentativa da Revolução Liberal portuguesa de 1820 de constitucionalizar o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve através do reconhecimento da formação de um Estado uno e indivisível. O professor analisa, ainda, a originalidade do caminho brasileiro nos processos independentistas da América do Sul.
No dia seguinte, com mediação do historiador e membro da AML Caio Boschi, o tema apresentado pelo professor Fernando Catroga será “A história como rito: historiografar e comemorar o passado: o exemplo de D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal”.
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Na ocasião, a professora doutora Andréa Lisly Gonçalves falará sobre “A contrarrevolução em Portugal e a independência do Brasil (1822-1834)”. Nos últimos anos, ela vem pesquisando a história de brasileiros e de estrangeiros que, em solo lusitano, lutaram contra o regime instaurado com a subida de D. Miguel ao trono português (1828-1834). Para ela, o entendimento da atuação dessas personagens só é possível a partir da abordagem da história e da historiografia sobre as relações entre Brasil e Portugal, nos anos que se seguem à independência do Brasil. Nesta exposição, considerando os principais antagonistas, D. Pedro I e D. Miguel, e seus respectivos grupos de apoio, Andréa Lisly busca discutir alguns alinhamentos em torno da manutenção ou não do Império luso-brasileiro, no contexto da contrarrevolução miguelista em Portugal.
Já o professor e escritor Luciano Mendes de Faria Filho aborda o tema “Educação, Independência e Submissão”. Ele trata do processo de constituição dos complexos sistemas educativos na modernidade como uma articulação contraditória entre as vontades políticas de governo dos estados nacionais sobre a população e as vontades políticas dos sujeitos individuais e coletivos por maior liberdade, independência e igualdade.
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