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Veja como aproveitar o fim do ano para estruturar projetos culturais e captar recursos

Planejar com cuidado e conectar causas significativas aos interesses empresariais ajuda a aumentar as possibilidades de atrair patrocinadores
Veja como aproveitar o fim do ano para estruturar projetos culturais e captar recursos
O Grupo Corpo é um dos projetos patrocinados pelo Instituto Cultural Vale em Minas Gerais/ Crédito: José Luiz Pederneiras

O fim e o início do ano são momentos estratégicos para começar e encerrar ciclos, e também para fazer planejamentos. Uma dica para este fim de ano é planejar projetos culturais e captação de patrocinadores para 2025. Afinal, começar o ano com uma ideia bem estrutura pode ajudar a concretizar as tradicionais metas de Ano Novo.

Para atrair empresas que irão apoiar o seu projeto, é necessário mais do que criatividade. É preciso, também, organização e sensibilização para atender às necessidades das empresas.

Especialistas apontam que uma apresentação bem estruturada com foco em acessibilidade, sustentabilidade e alinhamento aos interesses empresariais, é um dos caminhos para se destacar.

Para a artista visual e produtora Andréa Vilaça, é crucial organizar previamente a documentação e montar um portfólio com o currículo ilustrado da equipe. “Tenha tudo pronto, currículo ilustrado do time, com imagens dos principais trabalhos, e uma apresentação clara dos objetivos e contrapartidas do projeto”, afirma.

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Já para a gestora cultural e captadora de recursos, Violetta Samo, estar preparado permite abordar os patrocinadores nos momentos mais oportunos, quando estão planejando suas ações para o próximo ano.

Com planejamento e sensibilidade para atender às demandas do mercado, é possível transformar ideias em realidade e conquistar apoio financeiro para projetos que fazem a diferença.

Veja dicas para formatar bons projetos culturais

As especialistas Andréa Vilaça e Violetta Samo compartilham suas experiências e dão ficas baseadas no longa-metragem “Um Corpo e Um Sonho”, projeto da Alfa Centauri Filmes, sobre a organização dos projetos e captação dos recursos. Confira!

  • É preciso que haja uma mediação inteligente, que gere impacto cultural significativo para o País, e conecte valores empresariais ao projeto.
  • O conteúdo técnico deve ser traduzido para uma linguagem atraente e acessível, facilitando ao entendimento e a conexão.
  • Inicie a abordagem aos patrocinadores em outubro, reservando os últimos dois meses do ano para negociações. “Elabore cartas de anuência, articule contrapartidas e tenha flexibilidade para atender novas demandas. Dezembro é o limite para correr atrás de patrocinadores com qualidade”, orienta Violetta Samo.
  • Acessibilidade e sustentabilidade são critérios prioritários nos editais e cada vez mais valorizados por patrocinadores. “Audiodescrição, legendas e rampas de acesso não são extras, mas requisitos obrigatórios que precisam estar previstos na planilha orçamentária”, diz.
  • Projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas ganham relevância. “O planeta está pedindo socorro, e as empresas que querem melhorar sua imagem têm abraçado projetos com essa visão”, explica a gestora cultural.

Ao planejar com cuidado e conectar causas significativas aos interesses empresariais, você aumenta as possibilidades de atrair patrocinadores e criar impacto real com sua proposta.

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