Conceição Evaristo abre série do “Diálogos MAP”

Na celebração de seu aniversário de 66 anos, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) – espaço que integra o Conjunto Moderno da Pampulha – preparou uma programação especial que respeita sua vocação de buscar perspectivas instigantes estimulantes e novas abordagens para provocar a reflexão e a produção da arte contemporânea. Hoje, às 19h30, acontece o encontro com Conceição Evaristo, primeira convidada da série de conversas do “Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura”.
O programa é realizado pelo setor de artes visuais do Museu de Arte da Pampulha, com o objetivo de promover ciclos de palestras, workshops, mesas-redondas e encontros com artistas e pesquisadores de forma a incentivar e instigar a reflexão e a produção artística em Belo Horizonte. No âmbito da exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, o “Diálogos MAP” convida personalidades homenageadas da mostra, abrindo os encontros com a presença de Conceição Evaristo, protagonista das lideranças culturais, artísticas e sociais da cena contemporânea brasileira. Para participar do encontro com a escritora, é necessário se inscrever pela Sympla.
“Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, com curadoria de Marcelo Campos e Priscila Freire, convida o público a participar dessa jornada rumo a novos caminhos para se pensar a arte brasileira e enaltece grandes pensadores decoloniais brasileiros em diferentes núcleos, que instigam reflexões sobre o passado, o presente e o futuro e convidam a ouvir as experiências dos aquilombados e aldeados e de quem tem o conhecimento sobre as plantas e ervas, sobre a medicina e a ciência, sobre a natureza e as florestas, para que o futuro possa ser ancestral. Conceição Evaristo, uma das mais influentes personalidades artísticas do País na atualidade, é uma dessas presenças referenciais nos núcleos expositivos “Novos Bustos” e “O Menino que Vê o Presépio” da exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”.
Para a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras o aniversário do Museu de Arte da Pampulha marca um momento significativo para a cultura de Belo Horizonte. “Em seus 66 anos de história, o MAP continua a ser um farol inspirador, buscando novas perspectivas e abordagens para a produção da arte contemporânea na cidade.”, ressalta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ações
As comemorações do aniversário do MAP também contam com uma série de ações voltadas à inclusão, entre elas a maquete tátil do seu edifício sede, um marco da arquitetura modernista, que está à disposição de todos os visitantes da exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, ampliando o acesso a essa experiência artística e arquitetônica também a pessoas com deficiência visual. Reforçando ainda mais essa democratização para todos os públicos, o MAP e a Casa Fiat de Cultura lançam, ainda em dezembro, uma visita virtual mediada em libras da mostra, que ficará disponível nos canais do YouTube da Fundação Municipal de Cultura e da Casa Fiat de Cultura e no site do projeto Museus Pampulha.
E no clima das festividades do fim de ano, o projeto Ateliê Pampulha Museu Casa Kubitschek realiza a oficina “Cartões de dona Juracy” – Edição Especial, no próximo sábado (23) às 10h.Esses cartões fazem parte da exposição “Trama: Processos educativos na Pampulha”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Todas as atividades são gratuitas.
Ouça a rádio de Minas