Concerto para a Memória reúne Fernanda Takai e Orquestra Opus em homenagem às vítimas de Brumadinho
Neste domingo (25), quando se completam sete anos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Memorial Brumadinho promove em homenagem às vítimas da tragédia um encontro inédito entre Fernanda Takai e a Orquestra Opus. O “Concerto para a Memória – Uma Homenagem às 272 Joias de Brumadinho”, que será às 16h, vai relembrar as vidas perdidas em uma das maiores tragédias ambientais do Brasil e do mundo. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados on-line, com limite de dois por pessoa.
O repertório do concerto inédito foi preparado com composições nacionais e internacionais, que ganham forma em arranjos exclusivos da Orquestra Opus, liderada pelo maestro Leo Cunha, e a voz de Fernanda Takai, do grupo Pato Fu.
Acompanhada de 24 músicos da orquestra, Takai deve emocionar o público com as canções “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, de Lô Borges; “Canção Para Você Viver Mais”, do Pato Fu; “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “The Long and Winding Road”, dos Beatles; e muitas outras que marcaram gerações.

O maestro Leo Cunha antecipa o que o público pode esperar e ouvir: “Teremos muitas músicas lindas, conhecidas do grande público, sobretudo canções de compositores mineiros, que vão estar muito alinhadas com o momento de celebração pelo Memorial Brumadinho e reflexão sobre toda a história triste que antecede tudo isso. São canções delicadas, com muitas mensagens que vão tocar as pessoas”.
O concerto acontece no dia em que o Memorial Brumadinho, espaço vivo de memória, criado a partir da reivindicação dos familiares das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, completa um ano aberto ao público. O memorial se reafirma, nessa data e desde sua abertura, como um lugar de salvaguarda da história e garantia da memória para que a tragédia não seja esquecida e nunca se repita.
Visita mediada
Também no dia 25, às 14h30, o Educativo do Memorial Brumadinho realizará uma visita mediada gratuita ao local, em que será abordada a sua história, os fatos que antecederam o rompimento e as suas consequências – como as perdas humanas, o impacto ecológico e os efeitos na comunidade, entre outros danos. A visita vai apresentar toda a instalação do memorial, como o bosque com 272 ipês amarelos (plantados em homenagem a cada uma das vítimas fatais), o espaço meditativo, a escultura-monumento – que representa uma cabeça que sente e chora –, a drusa de cristais, suas duas salas de exposição, além do espaço dedicado à guarda digna e honrosa dos segmentos corpóreos das vítimas.
Os visitantes também poderão conhecer o mirante do Memorial Brumadinho, de onde se pode ver o que restou da Mina Córrego do Feijão, da Vale, e parte do caminho percorrido pela lama da barragem que se rompeu. Do mirante, é possível ver um lago cuja água vem da escultura-monumento e a iluminação submersa recria a posição dos astros na noite da tragédia.
Concerto para a Memória – Uma Homenagem às 272 Joias de Brumadinho, com Fernanda Takai e Orquestra Opus
Data: 25 de janeiro (domingo)
Horário: 16h
Ingressos: Gratuitos, com retirada na plataforma ticketWork
Local: Memorial Brumadinho – Rua Hum, nº 100 – Córrego do Feijão – Brumadinho
Ouça a rádio de Minas