Variedades

Concerto para a Memória reúne Fernanda Takai e Orquestra Opus em homenagem às vítimas de Brumadinho

Evento vai relembrar as vidas perdidas em uma das maiores tragédias ambientais do Brasil e do mundo
Concerto para a Memória reúne Fernanda Takai e Orquestra Opus em homenagem às vítimas de Brumadinho
Orquestra Opus vai apresentar concerto inédito com arranjos especiais | Foto: Divulgação Naiara Napoli

Neste domingo (25), quando se completam sete anos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Memorial Brumadinho promove em homenagem às vítimas da tragédia um encontro inédito entre Fernanda Takai e a Orquestra Opus. O “Concerto para a Memória – Uma Homenagem às 272 Joias de Brumadinho”, que será às 16h, vai relembrar as vidas perdidas em uma das maiores tragédias ambientais do Brasil e do mundo. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados on-line, com limite de dois por pessoa.

O repertório do concerto inédito foi preparado com composições nacionais e internacionais, que ganham forma em arranjos exclusivos da Orquestra Opus, liderada pelo maestro Leo Cunha, e a voz de Fernanda Takai, do grupo Pato Fu.

Acompanhada de 24 músicos da orquestra, Takai deve emocionar o público com as canções “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, de Lô Borges; “Canção Para Você Viver Mais”, do Pato Fu; “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “The Long and Winding Road”, dos Beatles; e muitas outras que marcaram gerações.

Fernanda Takai
Vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai será a voz do concerto | Foto: Divulgação Ass. Fernanda Takai

O maestro Leo Cunha antecipa o que o público pode esperar e ouvir: “Teremos muitas músicas lindas, conhecidas do grande público, sobretudo canções de compositores mineiros, que vão estar muito alinhadas com o momento de celebração pelo Memorial Brumadinho e reflexão sobre toda a história triste que antecede tudo isso. São canções delicadas, com muitas mensagens que vão tocar as pessoas”.

O concerto acontece no dia em que o Memorial Brumadinho, espaço vivo de memória, criado a partir da reivindicação dos familiares das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, completa um ano aberto ao público. O memorial se reafirma, nessa data e desde sua abertura, como um lugar de salvaguarda da história e garantia da memória para que a tragédia não seja esquecida e nunca se repita.

Visita mediada

Também no dia 25, às 14h30, o Educativo do Memorial Brumadinho realizará uma visita mediada gratuita ao local, em que será abordada a sua história, os fatos que antecederam o rompimento e as suas consequências – como as perdas humanas, o impacto ecológico e os efeitos na comunidade, entre outros danos. A visita vai apresentar toda a instalação do memorial, como o bosque com 272 ipês amarelos (plantados em homenagem a cada uma das vítimas fatais), o espaço meditativo, a escultura-monumento – que representa uma cabeça que sente e chora –, a drusa de cristais, suas duas salas de exposição, além do espaço dedicado à guarda digna e honrosa dos segmentos corpóreos das vítimas.

Os visitantes também poderão conhecer o mirante do Memorial Brumadinho, de onde se pode ver o que restou da Mina Córrego do Feijão, da Vale, e parte do caminho percorrido pela lama da barragem que se rompeu. Do mirante, é possível ver um lago cuja água vem da escultura-monumento e a iluminação submersa recria a posição dos astros na noite da tragédia.

Concerto para a Memória – Uma Homenagem às 272 Joias de Brumadinho, com Fernanda Takai e Orquestra Opus

Data: 25 de janeiro (domingo)
Horário: 16h
Ingressos: Gratuitos, com retirada na plataforma ticketWork
Local: Memorial Brumadinho – Rua Hum, nº 100 – Córrego do Feijão – Brumadinho

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas