Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais conta com os maiores compositores do mundo

Para encerrar a temporada de concertos de 2024, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) apresenta um concerto que, além de celebrar as festividades natalinas, propõe uma imersão nas tradições da música clássica ocidental. Nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4), o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes será palco dos “Concertos da Liberdade – Uma Noite de Natal, ao som de Bach, Beethoven e Händel”.
Sob regência de Ligia Amadio, a OSMG apresentará um programa que celebra o Natal com obras de três dos maiores compositores da música clássica ocidental: Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel. Haverá também participação de solistas do Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG). No espetáculo desta terça-feira (3), serão apresentados trechos do concerto no projeto “Sinfônica ao Meio-Dia”, com entrada gratuita no Grande Teatro.
A apresentação na quarta-feira (4) será às 20h. Os ingressos para o evento estão disponíveis por R$15 (meia-entrada) e R$30 (inteira), à venda no site Eventim e na bilheteria do Palácio das Artes.

A apresentação conta com um programa que mescla a profundidade do repertório sacro barroco com a leveza das celebrações natalinas. A abertura com “O Messias”, de Händel, traz a dramaticidade e a majestade da música sacra. Em seguida, há o “Magnificat em Ré Maior”, de Bach, que foi escrita para a celebração de Natal e revela a excelência técnica do compositor. Já a “Cantata Nº 147”, também de Bach, destaca-se pelo coro “Jesus, alegria dos homens”, uma das peças mais amadas do repertório natalino. Os solistas Bárbara Brasil (soprano), Filipe Santos (tenor), Hendrigo de Freitas (barítono) e Melina Peixoto (soprano) darão vida às árias que compõem o repertório da primeira parte do concerto.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Já na segunda parte, o repertório transita para uma abordagem mais enérgica, com a interpretação de uma das sinfonias mais emblemáticas de Beethoven, seguida de uma obra festiva. A “Sinfonia Nº 7”, de Beethoven, enche o palco com sua energia contagiante, enquanto “A Christmas Festival”, de Leroy Anderson, encerra a noite com arranjos clássicos de canções natalinas tradicionais, como “Jingle Bells”, “Silent Night” e “Deck the Hall”.
O “Concertos da Liberdade – Uma Noite de Natal, ao som de Beethoven, Bach e Händel” é realizado pelo Ministério da Cultura, governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), ArcelorMittal e Fundação Clóvis Salgado. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ouça a rádio de Minas