1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira está com inscrições abertas; veja como participar

Já estão abertas as inscrições para o 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira de Belo Horizonte, promovido pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur. A iniciativa busca valorizar pequenos negócios da gastronomia local, destacando receitas artesanais e ingredientes típicos da culinária mineira.
Os interessados podem se inscrever até 3 de agosto. As receitas serão avaliadas nos critérios:
- sabor
- apresentação
- originalidade
- embalagem
- rótulo.
A expectativa é de que cerca de 400 empreendedores participem, entre confeiteiros e quitandeiros.
A primeira seletiva ocorre nos dias 11 e 12 de agosto, na sede do Sebrae Minas. Vinte receitas serão escolhidas, dez na categoria “Confeitaria Artesanal” e dez na categoria “Quitanda Mineira”. Os finalistas terão acesso a uma consultoria presencial exclusiva com uma chef de cozinha e uma confeiteira, focada no aprimoramento do prato ou produto inscrito.
Os profissionais também participarão de uma oficina prática voltada para a produção de fotos e vídeos, contribuindo para a divulgação de seus trabalhos. Além disso, as receitas finalistas farão parte de um e-book especial, que será lançado como vitrine dos talentos selecionados.
Os três vencedores de cada categoria serão anunciados durante a 2ª edição da Bienal da Gastronomia, ocasião em que também ocorrerá a premiação oficial da iniciativa. O 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira de BH faz parte das ações do programa Prepara Gastronomia e da Jornada da Confeitaria, iniciativas do Sebrae Minas para fomentar o setor.
Ouça a rádio de Minas