Roupas, documentos e muletas: confira as curiosidades do setor de Perdidos e Achados do BH Airport

Na correria para embarcar, na tranquilidade da sala VIP ou durante um simples passeio pelos corredores do saguão. Perder um objeto no aeroporto é mais comum do que se imagina. No BH Airport não é diferente: com mais de 30 mil passageiros circulando pelo terminal todos os dias, é fácil entender o motivo. Só no primeiro semestre deste ano, o setor de Perdidos e Achados do aeroporto recebeu cerca de 5700 itens que foram esquecidos. E a tendência é de crescimento: para se ter ideia, durante todo o ano de 2023 foram 1,3 milhão de objetos deixados nos perdidos e achados do terminal internacional mineiro.
Entre os itens mais esquecidos estão peças de roupa, como casacos e cardigans. Também é muito comum o esquecimento de carteira de identidade e habilitação, óculos, bolsas, almofadas de pescoço e chaves. Entre os objetos mais inusitados que já passaram pelo terminal estão muletas, bengalas e até vibrador. Há casos curiosos e que renderam histórias para se lembrar. Foi o caso de um terno que foi deixado na sala de embarque e era de um passageiro que o usaria como padrinho de um casamento, no Rio de Janeiro. O dono do terno acabou alugando outro no local do evento, mas ficou feliz em resgatar o seu na volta a Belo Horizonte.
Outra história que marcou a equipe no setor foi o passageiro que perdeu R$ 800 em dinheiro. O valor foi levado ao Perdidos e Achados por um funcionário do aeroporto. O dono fez contato com o BH Airport, especificando valor e possível localização da perda, além da quantidade de notas perdidas. O passageiro voltou ao terminal e resgatou o dinheiro.
Depois que recebe o item esquecido, o setor de Operações e Segurança do BH Airport faz um cadastro completo. Tudo permanece por lá por 30 dias. Após esse período, caso o objeto não seja procurado, é encaminhado ao Juizado Especial de Pedro Leopoldo, que encaminha para doação. Já os documentos e cartões são encaminhados para os Correios, onde ficam disponíveis para retirada.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Dos cerca de 5.700 itens esquecidos no BH Airport nesse primeiro semestre, mais de 600 foram procurados e retirados por seus donos e mais de 4 mil foram entregues para doação. O setor de Perdidos e Achados fica próximo ao Balcão de Informações, perto da escada em caracol, na entrada do terminal.
Armário inteligente
O BH Airport oferece também uma alternativa de retirada em um armário inteligente. Nesse caso, a identificação do objeto e de seu dono é feita por telefone e e-mail. É realizado um cadastro e enviado via e-mail ou SMS um QR Code para retirada no armário, que fica no setor de Perdidos e Achados por 72 horas. Caso não sejam retirados, voltam para o setor de Perdidos e Achados.
Ouça a rádio de Minas