Variedades

Confira o que funciona em Belo Horizonte no feriado de 7 de setembro

Consulte o funcionamento do comércio, serviços e opções de lazer na capital durante o feriado
Confira o que funciona em Belo Horizonte no feriado de 7 de setembro
Lagoa da Pampulha | Crédito: Adobe Stock

O dia 7 de setembro marca uma das datas mais importantes para o Brasil: o dia da Independência do País.

Considerado feriado nacional, o dia é celebrado de diferentes maneiras nas diversas cidades.

Para quem mora em Belo Horizonte, o Diário do Comércio preparou uma lista com o funcionamento de serviços e estabelecimentos durante o feriado e no dia seguinte, sexta-feira.

Comércio

Mesmo o feriado sendo nacional, o comércio pode sim funcionar. No entanto, devem ser seguidas as regras da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024.

As ressalvas você pode conferir aqui.

Os shoppings do Grupo Multiplan – BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi – terão horário de funcionamento especial nesta quinta-feira. As lojas e quiosques estarão abertos das 14h às 20h, enquanto as praças de alimentação funcionarão das 10h às 22h. Os cinemas terão horários de acordo com a programação dos filmes em cartaz.

No Minas Shopping, Shopping Estação e Shopping Del Rey as lojas e os quiosques estarão abertos das 14h às 20h, e as operações de alimentação e lazer vão funcionar das 11h às 21h, com exceção do Minas que irá até às 22h.

Já o Shopping Cidade terá lojas e quiosques funcionando das 10h às 16h e praça de alimentação das 11h às 21h.

Supermercados

Os supermercados situados em Belo Horizonte podem funcionar normalmente nesta quinta-feira, segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis).

A liberação para abertura das lojas é extensiva aos municípios da região metropolitana: Caeté, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

A abertura dos supermercados na data está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor aprovada pelo Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Produtos de Supermercados e Hipermercados no Estado de Minas Gerais (Sindsuper-MG) e o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHRM).

Outros municípios

Embora o acordo para funcionamento do setor no dia 7 de setembro contemple a maior parte das convenções, no interior do estado existem CCTs celebradas em condições diferentes e que podem determinar o fechamento dos supermercados na data. Por isso, os empresários devem se basear na convenção local para orientar o funcionamento das lojas.

Transporte público e limpeza urbana

O transporte público de Belo Horizonte funcionará com quadro de feriado no dia 7, voltando ao normal na sexta-feira (8).

O Diário do Comércio recomenda, no caso de dúvidas, que você cheque a situação de seu ônibus no Google Maps, no app Moovit ou no site da BHTrans.

Quanto à limpeza urbana, somente a coleta seletiva será suspensa no feriado. A coleta de resíduos domiciliares será realizada normalmente e as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) estarão abertas.

Bancos

Os bancos não funcionarão no feriado, mas abrirão normalmente no dia seguinte.

Contas com vencimento no dia 7 poderão ser pagas no dia seguinte, mas o Diário do Comércio recomenda que você verifique com seu banco em caso de dúvidas.

Caixas 24h funcionarão normalmente.

Lazer

Quem pretende viajar para perto de casa mas ainda não sabe qual local escolher, o trem Maria Fumaça, que faz o trajeto de São João del-Rei para Tiradentes e vice-versa, irá fazer 18 passeios durante o feriado prolongado.

Confira mais informações sobre o funcionamento aqui.

O governador em exercício Professor Mateus participará da solenidade de celebração do 7 de setembro, com a presença das Forças de Segurança do Estado. Os tradicionais desfiles das tropas acontecerão na Avenida Afonso Pena, na manhã da próxima quinta-feira (7/9), a partir das 9h.

O Mercado Central irá comemorar seus 94 anos com doces e desfiles a partir das 10h, dentro do próprio mercado.

Equipamentos da Prefeitura

Os Parques Municipais estarão abertos todos os dias do feriado prolongado, assim como o Zoológico e o Jardim Botânico.

Os museus municipais, contando com os do Circuito Liberdade, estarão funcionando normalmente para o público nos dias 7 e 8 de setembro e no final de semana.

Entretanto, não haverá programação nos Teatros (Marília, Francisco Nunes e Raul Belém Machado) e no Cine Santa Tereza.

Equipamentos culturais da Fundação Clóvis Salgado

Os equipamentos culturais da Fundação Clóvis Salgado (FCS) funcionarão a partir das 15h na quinta-feira (7/9), feriado de Independência do Brasil. No Palácio das Artes, o público poderá visitar, até as 21h, a exposição Jequitinhonha: Origem e Gesto, que ocupa a Grande Galeria Alberto de Veiga Guignard. Já o Cine Humberto Mauro, também no Palácio das Artes, exibe os últimos filmes da mostra de cinema mineiro Travessias. A CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais estará aberta até as 21h, com a exposição Um País Chamado Pará.

Na sexta-feira (8/9), ponto facultativo do feriado, os espaços funcionam com horário normal. A Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard e a CâmeraSete abrem às 09h30 e fecham às 21h. O Cine Humberto Mauro exibe, a partir das 14h, o filme Céu Abaixo (2023) em diálogo com a exposição Jequitinhonha: Origem e Gesto. Depois, às 16h, acontece a sessão de lançamento da série Registro.Doc, sobre a produção cultural, social e científica compreendida no período da independência e pós-independência do Brasil. A programação do Cine Humberto na sexta-feira termina com uma exibição, às 19h30, do filme Trinta Anos Esta Noite (1963), em uma sessão especial do programa Cinema e Psicanálise dedicada ao Setembro Amarelo.

Saúde

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão normalmente, mas os centros de saúde não funcionarão na quinta, apenas na sexta das 7h às 17h.

A Fundação Hemominas, centro de doação de sangue, estará com todas as unidades fechadas na quinta, e decretou ponto facultativo na sexta e sábado, portanto o Diário do Comércio recomenda que, quem deseja doar sangue nesse feriado, confira no site da Hemominas as unidades abertas.

*Estagiária sob supervisão da edição

atualizado às 17h17

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas