Confira os eventos que acontecem em Minas nos próximos dias!

João Bosco e Orquestra Ouro Preto
Um dos principais nomes da música popular brasileira e uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país se encontram em Araxá para um emocionante concerto. Neste domingo (4), às 17h, no Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, em Araxá, no Alto Paranaíba, o grande João Bosco se junta à Orquestra Ouro Preto para apresentar “Gênesis”, show que celebra toda a rica trajetória do cantor, compositor e violonista “Gênesis” se refere a essa força criadora que é a música de João.
Traz em si a ideia do nascimento do legado de um artista que tem seu lugar já ancorado no altar da música brasileira e que renasce ao deparar-se com os arranjos especialmente feitos pelo maestro Nelson Ayres e regidos pelo maestro Rodrigo Toffolo. O repertório desfila pérolas como “O Bêbado e o Equilibrista”, “Corsário”, “Bala com Bala” e “De Frente pro Crime”, prestando também tributo a Aldir Blanc, um de seus principais parceiros.
Os arranjos privilegiam o jeito único com o qual João maneja seus instrumentos, seu violão e sua voz, priorizando a precisa interferência dos outros elementos orquestrais, que emprestam ainda mais luzes às suas composições.
Mariana Mulheres Que Inspiram
A empreendedora e fundadora do grupo Mariana Mulheres Que Inspiram, Marciele Delduque, é uma das três brasileiras vencedoras do prêmio Brics Women, que é dado a mulheres empreendedoras que mais se destacam no concurso Mulan, realizado pelo Brics, concorrendo, então, mulheres do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Marciele embarcou na sexta-feira (2) para a China, a convite do governo chinês, onde vai trocar experiências com outras empreendedoras de países do Brics, e receber mentorias de empreendedorismo, promovendo intercâmbio de práticas e iniciativas inovadoras lideradas por mulheres, fomentando o protagonismo e o empoderamento.
O Mariana Mulheres Que Inspiram foi reconhecido como um grande case brasileiro, que foi criado por Marciele, depois da tragédia que acometeu Mariana, quando uma barragem foi rompida, causando grande destruição na região.
Oficina do CCBB Educativo
Neste domingo (4), de 11h às 12h30, o CCBB Educativo realizará uma oficina gratuita em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na atividade, conduzida pela artista Wania Lage, será criada uma grande bandeira floral com a colaboração do público. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.
O Cerrado, um dos biomas mais fascinantes e ameaçados do Brasil, é o tema da oficina. Destinada a públicos de todas as idades, a oficina propõe uma vivência coletiva por meio da criação de pinturas orgânicas sobre tecido de algodão e pigmentos naturais que traduzem a identidade cultural com cores e texturas de terras recolhidas nas montanhas do Espinhaço, um dos símbolos do Cerrado em Minas Gerais.
Durante a secagem do tecido, serão produzidos pequenos carimbos feitos com materiais de reaproveitamento que serão aplicados com outros carimbos já prontos de imagens da flora e fauna do Cerrado.
Imperatriz Leopoldina
Muito se sabe sobre os grandes nomes masculinos do período da independência, mas a história não nos deixa mentir que foi por influência de uma mulher que o Brasil se tornou uma nação. Mais do que influenciar os bastidores da independência, Leopoldina foi a primeira mulher a ocupar um cargo executivo no Brasil, quando se tornou imperatriz regente, durante um afastamento de Dom Pedro I.
A segunda mulher a ocupar o alto cargo executivo no Brasil só aconteceu quase 200 anos depois, com a chegada de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto. Isso mostra o quão vanguardista Leopoldina foi. Disponível para ser assistido no horário em que o espectador preferir, até 30 de junho, “Leopoldina” mostra as diferentes faces desta mulher à frente do seu tempo.
A peça tem acesso gratuito pelo site https://linktr.ee/leopoldinateatro. Para construir o espetáculo, a equipe abriu o baú de cartas escritas e recebidas por Leopoldina e se debruçou sobre registros e pesquisas históricas que contam a vida atribulada e as realizações da imperatriz. No elenco, estão Layla Paganini, atriz que dá vida à personagem-título, Ivo Gandra (Dom Pedro I) e Paula Frascari (Domitila), sob a direção de Diego Morais.
Conversações com Marcela Martins
O rosto de Marcela Maria Martins já é conhecido pelos mineiros. A jornalista, que integrou a equipe da Rede Minas, assinou diversas reportagens e conquistou prêmios. Há quatro anos ela entrou para o universo da literatura e o desafio rendeu um livro e uma cadeira na Academia Nova-limense de Letras. São muitas as curiosidades e os “causos”, que ela divide com o público no programa Conversações, da Rede Minas.
Quem foi atrás das histórias foi o jornalista Cláudio Henrique. Ele visitou Marcela Martins em Nova Lima, cidade onde vive, e mostra um pouco da intimidade da escritora. No programa, ela fala sobre os autores mineiros que a inspiram, a relação com a espiritualidade e seu livro de estreia, “O nome do lobo”, lançado pela editora Letramento.
O último episódio da temporada “Ô de casa”, do Conversações, vai ao ar neste domingo (4), às 16h, pela Rede Minas. O público também confere a atração, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Ouça a rádio de Minas