Variedades

Confira a programação on-line da Mostra de Tiradentes

Veja a agenda cultural e as novidades destacadas por Variedades
Confira a programação on-line da Mostra de Tiradentes
Crédito: Divulgação/Mostra de Cinema de Tiradentes

Em sua 27ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes traz 33 filmes em sua programação on-line. As produções disponíveis fazem parte das mostras “Homenagem” e “Panorama” e podem ser acessadas gratuitamente na plataforma oficial até o próximo sábado (27). Além dos filmes, estão disponíveis debates temáticos, cinejornais com notícias do evento, cobertura fotográfica, conteúdos produzidos diretamente do evento e informações diversas sobre a Mostra Tiradentes.

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no País, a Mostra de Tiradentes apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais, com uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas.Toda a programação é gratuita.

“A empregada quase perfeita”

A programação da 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança leva para o palco do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas a peça “A empregada quase perfeita”. Você já imaginou se de repente descobrisse que a sua empregada é uma antiga namorada de seu marido? Essa é a trama do espetáculo que será apresentado no próximo sábado (27) e domingo (28), às 20h30. Os ingressos têm preço único de R$ 25 e podem ser adquiridos nos postos do Sinparc. A classificação é 14 anos.

A peça, dirigida por Juliano Maia, com texto de Ronaldo Ciambroni, autor da mais bem-sucedida comédia da capital, “Acredite, um espírito baixou em mim”, é diversão garantida. A história se inicia quando um casal resolve contratar uma empregada por meio de uma agência. Quando começa a trabalhar, a empregada percebe que o patrão é um antigo namorado e, a partir daí, ela toma a decisão de recuperar seu amor e transforma a vida dos seus empregadores numa verdadeira loucura. No elenco estão os atores Breno Gagliard, Rafael Landim, Bruno Alexander, Patricia Thomaz.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Todo Mundo Cabe no Mundo”

O bloco “Todo Mundo Cabe no Mundo”, que festeja a diversidade e a inclusão, vai animar a manhã do próximo domingo (28), na escadaria do Memorial Vale, na Praça da Liberdade, com apresentação marcada para as 10h30 (com intérprete de libras).

Idealizado pelo artista plástico Marcelo Xavier, a proposta do grupo é promover a inclusão das pessoas com deficiência no carnaval e massificar a mensagem de combate ao preconceito. Desde 2016, o bloco tem arrastado milhares de foliões pelas ruas do bairro Santa Efigênia, durante o Carnaval, em cortejos inclusivos que reúnem pessoas com deficiências.

“Todo mundo cabe no mundo” acolhe interessados com qualquer tipo de limitação, não apenas como foliões, mas em todas as esferas do bloco. A bateria, por exemplo, é aberta. Ela é composta por uma base de ritmistas mais profissionais, e o restante é para qualquer um que quiser tocar. A ideia de criação do bloco surgiu em 2012, a partir da iniciativa “Preconceito Zero – Todo Mundo Cabe no Mundo”, do artista plástico Marcelo Xavier e de um grupo interessado em tornar o mundo um lugar aberto e diverso.

Crédito: Sofia Cordeiro

“Caça aos tesouros da arte brasileira”

Até fevereiro, a Casa Fiat de Cultura oferece uma série de atividades gratuitas para toda a família. A maior parte das atividades especiais gira em torno da temática da exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até 4 de fevereiro, que apresenta uma coleção rara de cerca de 200 obras, nunca expostas em conjunto, que passa pelos mais importantes movimentos artísticos do país nos séculos 20 e 21.

Durante as férias escolares, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público infantojuvenil e suas famílias a participarem de uma caça aos tesouros escondidos por Okè, a Montanha, na exposição “Caça aos tesouros da arte brasileira”. A atividade tem caráter coletivo e vai promover estímulos lúdicos para o aprendizado sobre o acervo artístico do MAP.

Desenvolvendo um trabalho em equipe, os participantes serão divididos em dois grupos que disputarão um troféu, desvendando pistas e interagindo com as obras presentes na galeria. A atividade acontece no próximo domingo (28), das 11h às 12h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes do início do programa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas