Congonhas recebe ‘Concerto da Paixão de Cristo’

O Coral Cidade dos Profetas inicia mais uma jornada para celebrar e difundir a música antiga de Minas Gerais. A estreia desta temporada de apresentações será marcada pelo “Concerto da Paixão de Cristo”, programado para sábado (23), às 20h, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. O espetáculo promete envolver o público em uma experiência repleta de fé, devoção, música e artes cênicas. Nesta temporada de concertos, o Coral Cidade dos Profetas traz uma seleção especial de composições da música colonial mineira. Parte delas pertence ao acervo de Francisco Solano Aniceto, mais conhecido como maestro Chico Aniceto, e as composições são consideradas inéditas por não terem registro de execução. Para tornar a noite ainda mais especial, a apresentação também contará com a participação do grupo de teatro Dez Pras Oito, que interpretará cenas sobre a paixão de Cristo e a solidão de Maria, quando seu filho é entregue aos seus algozes e é coroado como Rei dos Judeus.
“Sylvia” estreia em BH
A aclamada peça teatral “Sylvia”, escrita por A.R. Gurney, vem cativando plateias desde sua estreia, em 1995, até chegar à Broadway, em 2015. Envolvente, a história – que gira em torno de Sylvia, uma encantadora cadela, e o casal que a adota – conduz o público a essa sensível comédia, estrelada por Cassio Scapin, Vera Zimmermann, Simone Zucato e Thiago Adorno. A montagem chega pela primeira vez a Belo Horizonte para apresentações, no sábado (23), às 21h, e no domingo (24), às 19h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Sob a direção de Gustavo Wabner e com tradução de Simone Zucato, que se divide ainda entre a idealização, produção e o papel-título da peça, o espetáculo convida a todos a embarcarem em uma viagem para a vibrante Nova York dos anos 90, onde Greg, um homem de meia-idade e classe média alta, encontra a adorável Sylvia no parque e decide levá-la para o lar compartilhado com a esposa, Kate.
Veja, a seguir, mais destaques de Variedades:
Novo programa do Inhotim
No domingo (24), o Inhotim estreia a sua programação pública com o programa “O que é…?”, que propõe uma integração das áreas de arte, educação, música e botânica, por meio de encontros em torno de perguntas e provocações suscitadas pelos acervos. A primeira edição tem início com a pergunta “O que é uma pedra?” e conta com o poeta e artista Ricardo Aleixo, o curador botânico do Inhotim Juliano Borin, a bióloga Fabíola Fonseca e o artista Matheus Rocha Pitta como convidados. Serão três momentos ao longo do dia, às 11h, 14h e 16h, em que o público é instigado a refletir sobre este interrogante a partir de diferentes linguagens e participar de ações, falas públicas e visitas temáticas no Instituto. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas no local por ordem de chegada.
“Festival Viola Orgânica”
Expressar as riquezas da musicalidade brasileira por meio de sons múltiplos e vibrantes que ecoam da viola caipira sob o comando de artistas regionais. Essa é a proposta do “Festival Viola Orgânica”, que estreia em Contagem no domingo (24), às 11h, no Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineiras, 753, Eldorado). Com entrada gratuita, o evento contará com apresentações musicais, pintura artística em grafite e feira orgânica. O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem. Ao ar livre e em plena natureza, a primeira atração do festival será a Orquestra de Viola Caipira de Contagem – Violas Gerais, formada por violeiros contagenses. O repertório é composto por músicas de raiz e do cancioneiro popular brasileiro.
Sessões de astronomia
Em 14 anos, o planeta Saturno percorreu quase metade de sua órbita solar, enquanto Vênus realizou apenas 21 rotações ao redor de seu eixo. Nesse mesmo período, o Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade, celebra 5.113 dias de existência. Desde sua inauguração em 21 de março de 2010, o museu recebeu uma constelação de mais de 790 mil pessoas, reafirmando seu compromisso como disseminador das diversas formas de conhecimento e servindo como ponte entre a universidade e a sociedade, a partir de suas atividades de divulgação científica, cultural e artística. Para celebrar este momento especial, no sábado (23) e domingo (24), o Espaço do Conhecimento estenderá um convite especial aos visitantes: ingressos gratuitos para as sessões de astronomia.
Léo Santana no Mineirão
O cantor Léo Santana grava, neste sábado (23), a partir das 15h, seu novo projeto audiovisual no Mineirão. “Léo & Elas” vai contar com as participações especiais dos maiores nomes femininos da música brasileira na atualidade: Ivete Sangalo, Simone Mendes, Maiara & Maraisa, Iza e Ana Castela. Mari Fernandez, além de participar, também vai agitar o público com um show completo. Segundo o cantor baiano, o objetivo é enaltecer o valor das mulheres através da música. Os ingressos para o show estão sendo vendidos no link do evento.
Ouça a rádio de Minas